por Ricardo Castro

Luís Castro no Rio Ave é sinónimo de vitória. Desde que assumiu o comando dos vila-condenses, em substituição de Nuno Capucho, o técnico de 55 anos só sabe ganhar. Quatro triunfos consecutivos, doze pontos, ascensão ao 6º lugar, com 23 pontos e um recorde que pode ser quebrado pelo clube na visita ao Estádio da Luz.

A série vitoriosa começou à jornada 11, na viagem a Setúbal. Vitória por uma bola a zero, com golo de Filipe Augusto, o mesmo jogador que confirmou a vitória caseira (3-1) com o Tondela, após Yazalde e Gil Dias abrirem o marcador. Na 13ª jornada, nova vitória longe dos Arcos. Foi em Arouca (0-2): Ronan selou o triunfo após autogolo de Nelsinho. Já este domingo, o triunfo caseiro com o Nacional igualou um feito só repetido em 2010/2011.

Nessa época, Carlos Brito era o homem do leme. Da jornada 19 à 22, vitórias ao Portimonense (2-0), Académica (0-1), União de Leiria (1-0) e Marítimo (0-1) conferiram quatro êxitos seguidos, num ciclo isento de golos sofridos.

A senda vitoriosa aproxima o Rio Ave dos lugares europeus e, em caso de vitória na Luz, contra o Benfica, os vila-condenses alcançam um feito inédito para o clube no principal escalão do futebol português: cinco vitórias consecutivas.

Ainda que Luís Castro desvalorize o «andar atrás de recordes»….