Ernesto Valverde manifestou-se «encantado» com o arranque da temporada do Barcelona, falando abertamente sobre o plantel que tem à disposição numa conferência de imprensa em que se apresentou ao lado do secretário-técnico do clube, Robert Fernández. O novo treinador falou do mercado, mas quis passar a ideia de que o mais importante são os que lá estão, incluindo André Gomes, que tem sido apontado pela imprensa espanhola, a par de Rakitic, como um dos transferíveis do plantel catalão.

«Estou muito satisfeito pela forma como as coisas estão a decorrer. Com o nível de trabalho que os jogadores têm mostrado e com o compromisso. Agora é uma questão de ir acumulando trabalho. Também do ponto de vista técnico e tático já se vão ver mais coisas nestes jogos que vamos fazer nos Estados Unidos. Estou encantado», começou por destacar num primeiro balanço da pré-temporada.

O Barça tem estado discreto no mercado e, até ao momento, contratou apenas Gerard Deulofeu (12M€) e Nélson Semedo (30,5M€ mais variáveis). «Não é a altura certa para falar dessas coisas. O Barça está atento ao mercado, aos grandes jogadores. Não me fixo tanto nos jogadores que estão fora, mas mais nos que estão dentro. Logo veremos que posições precisamos reforçar», comentou.

O treinador fugiu às questões diretas sobre o mercado numa altura em que os jornais falam no interesse do Barça em Marco Verratti e em Paulinho, mas o secretário-técnico também não se alongou neste capítulo. «O Barcelona tem a obrigação de estar sempre atento ao mercado e de controlar os melhores jogadores. Temos muito tempo pela frente. Se nos precipitarmos não vamos a lado nenhum. Há dificuldades porque já temos uma equipa magnífica. Quem chegar, tem de ser importante», destacou Robert Fernández, ao lado do treinador.

Para Valverde, nesta altura, o mais importante é trabalhar com o grupo que já tem à disposição. «A minha ideia é trabalhar com os jogadores que tenho à disposição, temos noção do clube onde estamos. Há muitos jogadores que querem vir para aqui. O meu objetivo é ter o melhor plantel possível, mas é difícil que seja melhor com o que já temos aqui», referiu.

Neste capítulo, os jornais têm apontado Rakitic e André Gomes como jogadores transferíveis, mas o treinador rejeitou de imediato essa ideia. «São jogadores meus e considero-os nos meus planos. Quero-os ver em ação. O André [ainda de férias] não irá para os Estados Unidos, mas o Rakitic sim», atirou, apesar do excesso de jogadores que o clube parece ter no meio-campo. «Temos margem para corrigir até ao fecho do mercado. Temos de recordar que, ainda sem chegar ninguém, Aleix, Rafinha e Mascherano estavam lesionados. Não contemplo ter 25 médios e nenhum central», acrescentou.

Depois de uma primeira fase, Valverde já tem praticamente todo o grupo à disposição, incluindo Lionel Messi. «É uma sensação de alívio. Quando estás sentado no banco contrário sentes que te faltam jogadores para o travar», comentou ainda o novo treinador do Barça.