Manchester United e Barcelona vão disputar a final da Liga dos Campeões 2010/11. Será uma reedição da final de 2009, em que os catalães levaram melhor. É também a sétima final do Barça na prova e a quinta dos «red devils». As primeiras? Foram na década de 60 perante o Benfica: os catalães perderam em 1961, os ingleses venceram em 1968.

Há muitas mais curiosidades em redor da final. Desde logo, Wembley. Foi no palco da decisão de 2010/11 que Manchester United e Barcelona se sagraram campeões europeus pela primeira vez. Os ingleses venceram ali o Benfica em 1968 (4-1 no prolongamento), enquanto os «culés» conquistaram o troféu em 1992 no mítico estádio inglês com um golo de Ronald Koeman, frente à Sampdoria.

Ora, como Manchester United e Barcelona regressam a Wembley, tal significa que ingleses ou catalães se vão juntar a Real Madrid, Liverpool e Milan: são os únicos clubes a sagrarem-se campeões da Europa por duas vezes na mesma cidade. Os «merengues» conquistaram o troféu em Glasgow e Paris, enquanto o Liverpool fez o mesmo em Roma e o Milan foi duplamente feliz em Atenas.

Quanto aos confrontos Manchester United-Barcelona: é a terceira final entre ambos. A última foi em 2009, com Etoo e Messi a marcarem os golos «culés». Porém, o primeiro confronto foi em 1991, um anos antes de o Barça se sagrar campeão em Wembley.

United e Barcelona disputaram a Taça das Taças em Roterdão. Steve Bruce e Mark Hughes marcaram pelos britânicos, enquanto Koeman reduziu para os espanhóis. No final, um mítico camisola 7 dos «red devils», Bryan Robson, levantou a taça. Foi o primeiro troféu ganho por clubes ingleses, que regressaram nesse ano às competições europeias, depois de estarem suspensos, em consequência do incidente de Heysel.

Resta dizer que, na baliza do Barcelona, havia um tal de Carlos Busquets, pai de Sérgio, actual médio dos catalães.

Recorde a final de 1991