Messi é menos Messi frente ao Real Madrid, pelo menos nas contas desta temporada. Em seis clássicos já realizados, o avançado argentino do Barcelona marcou apenas nos dois primeiros, ambos a contar para a supertaça de Espanha, disputados em Agosto (14 e 17).

São 363 minutos sem marcar aos merengues, ele que disputa com Cristiano Ronaldo o «pichichi» da liga, o estatuto de melhor marcador, que ambos perseguem, agora com vantagem de um golo do português (42) sobre o argentino (41).

Nestes seis clássicos, o Real Madrid ganhou o último (2-1) e, porventura, o mais importante para as contas do título, mas perdeu três e empatou dois, sofrendo 13 golos, apenas três da autoria de Messi, que não marca nestes duelos desde 17 de Agosto, quando bisou na segunda volta da supertaça, arrecadada pela sua equipa.

Do outro lado está um português, com quatro golos em seis clássicos, mas com a grande diferença de ter sentenciado a vitória neste sábado, em Camp Nou. Antes marcara nos dois anteriores encontros com o rival, ambos em Janeiro e a contar para os quartos de final da Taça do Rei, que os blaugrana também reivindicaram.

Nem Messi nem Cristiano Ronaldo marcaram, porém, no clássico da primeira volta (vitória do Barcelona por 1-3 no Bernabéu, na 16ª jornada), mas no reencontro CR7 marcou um grande golo e o argentino passou ao lado da baliza de Casillas.