O belga Adnan Januzaj, de apenas 18 anos, brilhou este fim-de-semana no Manchester United e despertou a cobiça de várias seleções, só que «ainda não está preparado para escolher» qual camisola vestir e está a recusar os convites. Na estreia a titular pela equipa principal, Januzaj fez este sábado os dois golos da equipa de David Moyes frente ao Sunderland.

Nascido na Bélgica de pais do Kosovo-Albânia, o atleta poderia jogar por três seleções: Bélgica, Albânia e Sérvia, uma vez que a FIFA ainda não permite jogos oficiais do Kosovo. Mas logo a seguir aos dois golos deste sábado o treinador do Manchester United tornou público que o selecionador inglês já demonstrou o interesse da Inglaterra em poder contar com Januzaj, algo que só poderia suceder em 2018, após cinco anos consecutivos de residência no país.

Dois dias depois, esta segunda-feira, o selecionador belga, Marc Wilmots contactou o Manchester United para falar sobre a possibilidade de vestir a camisola da Bélgica. «O Manchester disse-me que ele ainda não decidiu jogar por nenhum seleção, por nenhum país», revelou o selecionador em conferência de imprensa, num momento em que tem Vincent Kompany lesionado e precisa de um substituto. «Nós [a Bélgica] demos um claro sinal que queremos contar com ele, mas a decisão é do jogador», frisou.

Para já, o Manchester United quer proteger este talento promissor, inclusive da escolha difícil acerca da seleção.