A previsão meteorológica de um aumento das temperaturas levou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) a decretar o Alerta Amarelo, a partir de hoje e até às 21:00 de 7 de Agosto, anuncia a agência «Lusa».

O alerta amarelo implica um reforço da prevenção, neste caso, especialmente no que se refere a incêndios florestais.

Segundo o «site» do SNBPC, o alerta amarelo obriga a um «reforço do acompanhamento e controlo de todas as ocorrências de incêndios florestais».

Implica também que, «perante qualquer tipo de alerta, a actuação dos meios terrestres e aéreos de combate a incêndios florestais deverá ser imediata e musculada».

Haverá ainda um «reforço do estado de prontidão de todos os intervenientes do dispositivo, com a organização de acções integradas de vigilância terrestre armada» e o reforço da coordenação de todas as acções de vigilância activa.

Serão ainda feitos «voos de vigilância aérea armada» e aumentará o estado de prontidão das forças armadas.

O alerta amarelo implica ainda o reforço da prevenção activa no âmbito da vigilância e do planeamento operacional através dos agentes de protecção civil, dos serviços municipais de protecção civil e das comissões municipais de defesa da floresta contra incêndios.