E ao nono jogo, Paulo Fonseca caiu. Resistiu mais do que quase todos os antecessores, porém. Antes dele, apenas André Villas-Boas fez melhor. O atual treinador do Tottenham só teve de engolir uma derrota ao 27º jogo oficial no FC Porto. Foi na Taça da Liga, diante do Nacional.

Para esta contabilidade o Maisfutebol inclui os dez últimos homens do leme azul e branco. De Fernando Santos a Paulo Fonseca. É fácil perceber, pois, que nem José Mourinho aguentou tanto tempo até perder.

O Special One chegou às Antas a meio da época 2001/02, para o lugar de Octávio Machado, e à quinta partida teve de enfrentar o Real Madrid no Santiago Bernabéu. Santiago Solari, aos 83 minutos, impôs-lhe o primeiro insucesso de dragão ao peito.

Melhor do que Mourinho fizeram José Couceiro (surpresa!) e Jesualdo Ferreira. O primeiro foi goleado pelo Nacional da Madeira no Dragão por 0-4 e o agora técnico do Sp. Braga caiu em Londres: 2-0 no estádio do Arsenal.

Vítor Pereira e Víctor Fernandez acabam por ser injustiçados nesta equação, pois ambos tiveram de disputar a Supertaça Europeia. Barcelona e Valência, respetivamente, penalizaram os dois treinadores.

Só mais uma nota: a primeira derrota de Octávio Machado foi sofrida às mãos do modestíssimo Barry Town, numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões. No Estádio das Antas o FC Porto goleou por 8-0, no País de Gales perdeu por 3-1. Rafael fez o único golo portista.

Primeira derrota dos últimos dez treinadores do FC Porto:

27º jogo oficial: André Villas-Boas (Nacional, 1-2, Taça da Liga)
9º jogo oficial: Paulo Fonseca (Atl. Madrid, 1-2, Champions)
7º jogo oficial: José Couceiro (Nacional, 0-4, Liga)
6º jogo oficial: Jesualdo Ferreira (Arsenal, 2-0, Champions)
5º jogo oficial: José Mourinho (Real Madrid, 1-0, Champions)
4º jogo oficial: Vítor Pereira (Barcelona, 2-0, Supertaça Europeia)
4º jogo oficial: Co Adriaanse (Rangers, 3-2, Champions)
3º jogo oficial: Fernando Santos (Beira-Mar, 2-1, Liga)
2º jogo oficial: Víctor Fernandez (Valência, 2-1, Supertaça Europeia)
2º jogo oficial: Octávio Machado (Barry Town, 3-1, Champions)