Ricardo Quaresma prefere voltar-se para o presente e futuro, deixando o passado para trás. Em entrevista ao Maisfutebol e à TVI, o portista deixa uma espécie de recado e garante que está confiante para a nova temporada.

O FC Porto não falha o título duas vezes consecutivas desde 2002. Sente que, também por isso, será a equipa com maior pressão?
«Sabemos que a pressão é maior, porque um clube como o FC Porto não está habituado a acabar uma época e só ganhar um título. Nós, jogadores, sabemos que a pressão vai ser muita. Mas o FC Porto é isto. Quem quiser jogar no FC Porto tem de estar habituado à pressão. Se não tiveres personalidade e não aguentares a pressão, acho que não és jogador para vestir aquela camisola.»

Foi isso que falhou na época passada, não aguentaram a pressão? Que erros o FC Porto não pode voltar a cometer?
«Isso são coisas que já passaram. Passou-se muita coisa, mas acho que não vale a pena estar a comentar isso. O passado é passado. Agora temos de olhar para o presente. O presente é uma nova etapa que vamos começar, com um novo treinador e com uma mentalidade diferente. Alguns dos jogadores já começam a conhecer o FC Porto. Já sabem o que é o FC Porto dentro e fora do clube. Certamente, aqueles que vierem já virão alertados de que o FC Porto não é um clube igual aos outros, e que este ano toda a gente espera que possamos voltar aos títulos.»

Está confiante em relação à nova época?
«Estou, estou muito confiante. Sou uma pessoa muito confiante e toda a gente deve sê-lo. Um jogador que vista aquela camisola e que coloque aquele símbolo ao peito só tem de acreditar que vai ganhar.»