Ruben Amorim está a viver «um ano de sonhos». O médio polivalente do Benfica chegou à Selecção Nacional para substituir Nani e quer fazer mais do que ser apenas figura de corpo presente.

«Fui campeão nacional e estou no Mundial. Foi um ano perfeito. Estar cá já é bom mas tenho outras ambições. Quero ajudar a equipa e participar na competição. Quero ser parte do Mundial», referiu o atleta, em conferência de imprensa realizada em Magaliesburgo.

Todas as notícias do Mundial

Apesar de não estar nas «condições físicas ideais», o atleta acredita que chegará rapidamente ao seu melhor. «Senti algumas dores musculares nos primeiros treinos. Ainda assim, tive a sorte de participar na digressão com o Benfica e fiz mais duas semanas de treinos.»

Calendário do Mundial

«Muito bem recebido» pelos colegas, Ruben Amorim diz sentir-se «em casa». Agora, é altura de começar a ganhar jogos. «O principal objectivo é passar a fase de grupos. Temos jogadores para chegar longe. Depois tudo é possível e é com esse intuito que estamos cá. Quero sempre mais.»

O primeiro jogo de Portugal é já na terça-feira, frente a Costa de Marfim. Drogba, ao contrário do que se pensava, vai estar em condições para jogar. «É uma boa notícia para o futebol e uma má notícia para Portugal. Pode fazer a diferença e é mais uma preocupação para a nossa selecção. É um jogador especial», confessa Ruben Amorim.

Guia TV do Mundial

Em relação à sua posição preferida, o polivalente atleta não se quis alongar, apesar de saber onde rende mais. «O mister sabe que não tenho as características do Nani. Não vim substituir o Nani, mas sim um jogador que se lesionou. Mas em relação à posição em que poderei jogar é o mister que decide.»