O triunfo de Cabo Verde sobre a seleção portuguesa, no particular de solidariedade para com as vítimas da erupção vulcânica na ilha do Fogo, faz as manchetes da imprensa cabo-verdiana desta quarta-feira, 1 de abril.

O jornal ‘A Semana’ destaca o primeiro triunfo dos «tubarões azuis» diante da congénere portuguesa [nos dois primeiros jogos Portugal venceu por 4-1 e registou-se um empate a zero], reconhecendo a importância do guarda-redes Vózinha na primeira parte, altura em que Portugal chegou a ameaçar marcar.

Nas crónicas ao jogo, destaca-se o «entrosamento» e a «velocidade nas alas» da formação orientada por Rui Águas, por contraponto com a má abordagem de Anthony Lopes no golo de Odair Fortes aos 38 minutos.

«O resultado penalizava a lentidão do meio-campo luso, que não conseguia criar jogo. Apenas os homens das alas, em especial Bernardo Silva, mostravam mais ambição em ganhar o jogo. Na frente, Hugo Almeida não conseguia superiorizar-se a Fernando Varela e Gegé», pode ler-se na edição desta quarta-feira do matutino.

No mesmo sentido, o ' Ocean Press' também valoriza o primeiro triunfo diante de Portugal, ressalvando, contudo, que Fernando Santos promoveu várias estreias na equipa, enquanto Rui Águas contou com os seus principais jogadores.

O ' online' escreve que nada correu bem à seleção portuguesa, facto sustentado pela expulsão de André Pinto, aos 60 minutos, por falta sobre Heldon, acrescentando que a performance africana chegou, inclusivamente, a arrancar ‘olés’ das bancadas do António Coimbra da Mota.

O 'Notícias do Norte' diz que Cabo Verde aproveitou a solidariedade para vencer Portugal, enquanto o portal Sapo destaca a entrega do cheque de 50 mil euros ao presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, para ajudar as vítimas da erupção na ilha do Fogo.