FIGURA: Quaresma, o detonador

Foi o principal detonador do muro que a Letónia construiu em frente da baliza de Vanins. O extremo português assistiu William Carvalho no 2-1 e Cristiano Ronaldo no 3-1, com cruzamentos milimétricos arrancados na direita, junto à linha de fundo. Agitou o ataque da Seleção Nacional, contribuindo de forma decisiva para descomplicar o jogo.

POSITIVO: Ronaldo voltou a deixar a sua marca

Voltou a marcar no Estádio Algarve pela sexta vez consecutiva. O capitão não vacilou na grande penalidade que colocou Portugal na frente do marcador, e falhou um outro penálti na segunda-parte, acertando na base do poste direito da baliza de Letónia. Redimiu-se, porém, com um golo acrobático (o terceiro de Portugal) e esteve perto do hat-trick num remate à barra. Como sempre, o capitão mostrou serviço deixando mais uma vez a sua marca.

OUTROS DESTAQUES

Nani, o primeiro agitador

Na primeira-parte, o ataque da Seleção Nacional viveu da inspiração de Nani, que, apesar de apertado por mais que um letão, arranjava maneira de sair e partir para cima da defesa. Numa dessas investidas entrou na área e foi derrubado por Freimanis, com cristiano Ronaldo a aproveitar para colocar Portugal em vantagem. Saiu na segunda-parte para entrar Quaresma, quando o rendimento já não era o mesmo.

Rui Patrício foi espetador atento

Enorme defesa a evitar que a Letónia se colocasse em vantagem logo aos oito minutos, revelando atenção  num jogo em que foi na maior parte do tempo mais um espetador. O que realça ainda mais esse momento.

Freimanis, na televisão é mais fácil

No primeiro minuto Freimanis teve uma entrada muito dura sobre Cristiano Ronaldo que levou o capitão da Seleção Nacional a ficar a olhar fixamente para o lateral, que na véspera mostrava alguma ansiedade por defrontar CR7, que apenas o conhecia de ver jogar na televisão. Noite complicada para o lateral letão, que apanhou também com Nani pelo caminho, e numa dessas ocasiões atropelou o extremo português dentro da área, provocando a grande penalidade que abriu caminho à vitória de Portugal.