Bas Dost está integrado na seleção holandesa, que prepara duas finais no caminho para o Mundial 2018: a seleção laranja vai a Bielorrússia e recebe a Suécia, estando obrigado a vencer os dois encontros.

Nesta altura a Holanda está no terceiro lugar do grupo, a quatro pontos da líder França e a três pontos da Suécia. A má notícia é que a Suécia começa por receber o Luxemburgo e, em caso de triunfo, torna a tarefa da seleção holandesa para chegar ao segundo posto (e ao play-off) hercúlea: mesmo que ganhe os dois jogos e iguale a Suécia na segunda posição, tem uma diferença de golos muito inferior à seleção nórdica. Vai ser preciso um milagre, quase.

Ora Bas Dost falou à televisão NOS e recusou atirar para já a toalha ao chão.

«Claro que ainda tenho confiança. Existe uma possibilidade e temos de nos agarrar a ela. Também noto isso no grupo. Claro que as coisas não têm bom ar para nós, mas mesmo assim existe uma boa atmosfera na seleção.»

Falando depois do aspeto pessoal, Bas Dost recusou liminarmente a ideia de que o jogo na Bielorrússia é mais talhado para as características dele, partindo do princípio que a Holanda precisa de golear e vai atacar, enquanto a receção à Suécia, num encontro que se imagina mais dividido, pede outro tipo de jogador.

«Eu estou talhado para todos os jogos», referiu.

«Acho que a ideia de que eu não posso jogar em alguns jogos e noutros não é uma treta.»

Bas Dost acredita que pode marcar em todos os encontros, jogando em ataque continuado ou em contra-ataque, com adversários mais fáceis ou mais difíceis, tal como fez na época passada ao serviço do Sporting.

Ora por falar nisso, perguntou-se por que é que não mostrou ainda na seleção essa veia goleadora de Alvalade.

«Houve momentos em que pensei que talvez merecesse jogar um pouco mais de tempo na seleção, mas não sou pessoa de discutir isso com o treinador», explicou.

«Não gosto de me comportar assim. Se um jogador não joga regularmente no clube, então tem de procurar um onde o faça, mas aqui na seleção jogámos pelo nosso país e estou muito feliz com isso. Espero ter momentos para mostrar o que posso fazer, apenas isso.»