Figura: Marcelo

O defesa central do Rio Ave esteve irrepreensível no setor mais recuado da equipa de Vila do Conde. Fez dupla de centrais com Rodriguez e manteve-se intransponível. Fez vários cortes providenciais, essencialmente de cabeça impondo-se no jogo aéreo. Vigiou de perto Rusescu e não deu um palmo de terreno ao avançado romeno do Sp. Braga. A dois minutos do final teve mais um lance de enorme espírito. Meteu a cabeça à bola servindo de guarda redes num lance em que a bola foi disparada com enorme violência.

Momento: Ukra salva em cima da linha (minuto 55’)

Canto apontado por Pardo na esquerda, cabeçada fulminante de Aderlan Santos que foi mais forte do que toda a gente no coração da área, e um pequeno Ukra com alma suficiente para cortar em cima da linha. Segurou o empate num dos poucos lances do encontro em que Ederson parecia estar batido.

Negativo: Alan

Saiu lesionado no jogo o Nacional da Madeira, esteve dois jogos fora das opções a contas com uma lesão muscular na coxa. Resguardado como arma secreta para este encontro, o capitão esteve uns furos abaixo daquilo que vale, e daquilo que é capaz neste Sp. Braga. Notava-se que estava a jogar sem a alegria habitual. Ao intervalo acabou por ficar nos balneários dando o seu lugar a Piqueti.

OUTROS DESTAQUES:

Ruben Micael: novamente o motor da equipa do Sp. Braga, chamando a si grande parte da produção ofensiva do conjunto orientado por Jorge Paixão. Apareceu em várias fases do processo atacante e em vários pontos do terreno.

Filipe Augusto: muito forte fisicamente, às vezes dando até a impressão que é pesado e lento, mas o número 7 do Rio Ave encheu o meio campo do Rio Ave musculando de forma criteriosa a frente da defesa vilacondense.

Pardo: sem Alan em grande evidência em com Rusescu algo apagado, foi o colombiano a principal referência atacante dos minhotos. Também ele forte fisicamente, não acusou em demasia a importância do encontro. Foi o responsável pela cobrança das bolas paradas, e ao mesmo tempo o epicentro das principais arrancadas do Sp. Braga.