O Paços de Ferreira é a equipa-sensação da Liga 2012/13. O clube subiu nesta terça-feira ao terceiro lugar. Neste dia, recuperamos uma a segunda parte de grande reportagem sobre os segredos do Paços, publicada a 29 de janeiro de 2013.

O Maisfutebol acompanhou por um dia o plantel treinado por Paulo Fonseca. Espreitámos lugares sagrados e cantos sigilosos. Confirmámos o ambiente de familiaridade profunda, como se estivéssemos em casa. E saímos convencidos de que nada acontece por acaso.

O rigor é uma forma de vida. Equilibrada e saudável. O Pacinhos é disso o melhor exemplo. Durante segunda e terça-feira publicaremos vários artigos resultantes desta visita à Mata Real. Esta terça-feira publicamos a entrevista ao treinador Paulo Fonseca. Longa e surpreendente.

Bem-vindo ao maravilhoso mundo do emblema da Capital do Móvel.


Treino finalizado. O sol começa a cair sobre a cidade. Paulo Fonseca pede-nos alguns minutos. O treinador do Paços de Ferreira é dos últimos a abandonar o relvado. Aproveitamos para trocar algumas ideias com Nuno Campos e Pedro Moreira, treinadores adjuntos da equipa-sensação.

O primeiro foi um lateral direito (às vezes médio) com uma carreira interessantes. Formou-se no Belenenses, passou por Sp. Farense, V. Setúbal e Campomaiorense. O segundo encarrega-se da preparação física e tem uma participação muito ativa no trabalho diário.

O quarteto de treinadores do Paços de Ferreira completa-se com Pedro Correia, antigo guarda-redes do clube e responsável pelo trabalho de Cássio, António Filipe, Freitas e Pedro Guedes.

O Paços é um clube diferente. Isso é evidente em cada detalhe. Paulo Fonseca regressa e conduz-nos para a sala de imprensa. É aí que se realiza a entrevista. As luzes estão ainda apagadas e andamos uns minutos a tatear as paredes, em busca do interrutor.

O que seria um momento confrangedor noutra casa, é uma possibilidade de descontração e bom humor entre entrevistador e entrevistado. A conversa que se seguiu durou 36 minutos e pode ser lida nas três peças associadas.

Paulo Fonseca é uma das grandes figuras da Liga 2012/13. O próximo objetivo, imediato, é surpreender o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal. A primeira-mão joga-se quarta-feira, na Mata Real.