O V. Guimarães averbou três derrotas nos últimos três jogos, estando a atravessar o pior ciclo de resultados esta época. Às derrotas em Barcelos para o campeonato, e diante do Bétis para a Liga Europa, junta-se a derrota diante do FC Porto que elimina o clube vimaranense da Taça de Portugal.

Arredado de um dos principais objetivos da época, depois de ser atirado borda fora da Taça de Portugal pelo FC Porto, o V. Guimarães tem pela frente um ciclo de jogos decisivos. Já este domingo defronta o Leixões, no D. Afonso Henriques, estando em causa a continuidade na Taça da Liga. De Matosinhos, o grupo de Rui Vitória trás uma desvantagem de um golo.
 
Na semana seguinte, o conjunto vimaranense desloca-se à Croácia para defrontar o Rijeka, em jogo da quinta jornada da Fase de Grupos da Liga Europa. O jogo com os croatas ganha contornos decisivos para que o V. Guimarães se mantenha em prova nesta competição.

Pelo meio, a cidade-berço é ainda palco da recepção ao Sporting a contar para a décima jornada do campeonato.
 
Contas feitas, Rui Vitória tem pela frente um ciclo de dificuldade elevada. No espaço de duas semanas o V. Guimarães joga a continuidade na Taça da Liga e da Liga Europa, com o estigma de já ter sido eliminado da Taça de Portugal.