Siga o Vitória Guimarães-FC Porto EM DIRETO

MOMENTO

V. Guimarães: a derrota na Luz veio acompanhada por uma boa exibição e sintomas de crescimento sustentado. As palavras de Rui Vitória vão também nesse sentido, embora os números indiquem que este Vitória tenha uma tendência masoquista para a oscilação de resultados. A equipa, de resto, nunca foi capaz de vencer três jogos seguidos. Seja como for, aqui está mais um bom teste para confirmar se tem dimensão para sonhar com a UEFA.

FC Porto: a validade das afirmações sobre a equipa tem prazo de validade muito limitado. A inconsistência é uma das suas imagens de marca. Como se apresentará em Guimarães o onze inicial de Paulo Fonseca depois da brava qualificação em Frankfurt? Será a boa atitude suficiente para varrer os tumultuosos erros defensivos para debaixo do tapete? As últimas semanas foram terríveis, exceção feita ao empate na Alemanha. É impossível aferir com convicção o atual estado de espírito dos tricampeões nacionais. Jackson tem um problema num ombro e pode não recuperar a tempo do jogo.

AUSÊNCIAS

V. Guimarães: Kanú (lesionado); Barrientos (castigado)

FC Porto: Jackson (em dúvida); Mangala (castigado);

DISCURSO DIRETO

Rui Vitória: «Vamos enfrentar um adversário forte, mesmo com os problemas que tem. Espero um jogo difícil, mas vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para vencer. Temos respeito pelo adversário, mas a ambição está também presente».

Paulo Fonseca: «Espero conseguir mais uma vitória, sabendo que temos um adversário valoroso pela frente, no seu estádio, com os seus adeptos e num campo que é sempre difícil para as grandes equipas. Continuamos com o propósito de vencer sempre, até porque o campeonato continua a ser a nossa prioridade».

REGISTO HISTÓRICO
33 vitórias do FC Porto, 20 empates e 15 triunfos do Vitória Guimarães. Este é um jogo com muita história no campeonato nacional, um clássico do Norte. Como se percebe pelos números, os dragões vencem praticamente um de cada dois jogos feitos no D. Afonso Henriques. Nesta altura, um empate seria sempre quase igual a uma derrota. Na época passada os tricampeões nacionais venceram por 0-4 e fizeram uma das melhores exibições no reinado do Vítor Pereira.

EQUIPAS PROVÁVEIS

VITÓRIA GUIMARÃES



OUTROS CONVOCADOS: Assis (GR), Josué, Tiago Rodrigues, Crivellaro, Tomané, Nii Plange e Hernâni

FC PORTO



OUTROS CONVOCADOS: Fabiano (GR), Diego Reyes, Josué, Steven Defour, Juan Quintero, Ricardo, Licá, Kelvin e Jackson