José Mourinho ou Louis van Gaal. Um deles vai entrar na história na Taça/Liga dos Campeões Europeus. O treinador português do Inter e o holandês do Bayern Munique têm a possibilidade de se tornarem no terceiro técnico em toda a história a conseguir vencer a prova por dois clubes diferentes.

O holandês foi campeão europeu com o Ajax e agora, com os alemães, tenta chegar ao segundo. O primeiro aconteceu em 1995, quando a equipa de Amesterdão bateu o Milan, por 1-0. Também José Mourinho conta com uma Liga dos Campeões, ganha pelo F.C. Porto, em 2003/04, numa final frente aos francês do Mónaco (3-0).

Com a passagem do Inter nesta noite, frente ao Barcelona, em Camp Nou, o português está em condições idênticas a Van Gaal, com o qual, curiosamente, trabalhou no Barça: foi adjunto do holandês.

Ambos tentam agora igualar um feio protagonizado por um alemão e um austríaco. Ottmar Hitzfeld foi o último a conseguir vencer a Taça/Liga dos Campeões Europeus por equipas distintas, como treinador: fê-lo pelo Borussia Dortmund, em 1996/97, numa equipa que contava com o português Paulo Sousa, e ainda pelo Bayern Munique, em San Siro, numa final resolvida por grandes penalidades, frente ao Valência.

O primeiro a conseguir tal feito foi Ernst Happel. O austríaco foi campeão europeu em 1969/70 com os holandeses do Feyenoord e depois repetiu a proeza com o Hamburgo, em 1982/83.

Mourinho e Van Gaal, um deles vai formar um trio histórico com Hitzfeld e Happel.