Artigo original: 12h31

O FC Porto perdeu o quinto jogo sob o comando técnico de José Peseiro. A equipa azul e branca sucumbiu em Braga (3-1), ficando dessa forma a seis pontos do primeiro classificado e a quatro do segundo na tabela classificativa da Liga.

A derrota frente ao Sp. Braga acentua o registo modesto de Peseiro no comando técnico dos dragões. Em doze jogos, o treinador português levou a equipa a garantir sete vitórias, não averbou qualquer empate mas terminou cinco encontros sem conquistar pontos.

O primeiro desaire surgiu na despedida da Taça da Liga, no reduto do Feirense (2-0), sem consequências. Seguiu-se uma derrota comprometedora na receção ao Arouca, para a Liga (1-2), rapidamente compensada com o triunfo no Estádio da Luz, frente ao Benfica, na mesma prova e pelo mesmo resultado.

Na Liga Europa, o FC Porto averbou duas derrotas em igual número de jogos frente ao Borussia Dortmund (2-0 e 0-1), despedindo-se da competição. Neste domingo, novo desaire na Liga e o primeiro lugar mais longe. Pelo meio, Peseiro garantiu a presença na final da Taça de Portugal, ultrapassando o Gil Vicente.

Contas feitas, os dragões pioraram a nível de resultados desde que Julen Lopetegui saiu do comando técnico. A verdade é que, em 25 jogos na época 2015/16, a equipa orientada pelo treinador espanhol perdeu apenas quatro jogos - contra os cinco com José Peseiro - averbando ainda quatro empates. 

Com o sucessor de Lopetegui, o FC Porto não empata (não joga para tal, correndo maiores riscos) mas tem uma média de vitórias inferior. O problema não estava apenas no técnico, que era pouco querido no Estádio do Dragão.