Emerson está de malas prontas para viajar para Lisboa. O lateral falou com o Maisfutebol ainda a partir de França, onde confessou estar a viver um sonho. «Estou pronto», disse. «Estou só à espera de um contacto para viajar. Acho que amanhã ou terça-feira parto para Lisboa.»

Em Portugal vai assinar contrato com o Benfica e tornar-se reforço do plantel de Jorge Jesus. Será uma solução, embora provavelmente não a única, para colmatar a saída de Fábio Coentrão. «Está tudo certo», garantiu. «Faltam acertar apenas detalhes para rescindir com o Lille e assinar com o Benfica.»

Aos 25 anos, e com o título de campeão francês no currículo, Emerson diz-se pronto para enfrentar o desafio. «Fui feliz no Lille, mas ao fim de cinco anos o meu ciclo aqui acabou. Se dissesse que estava contente por ir para o Benfica, estava mentir. Não estou contente, estou muito contente.»

«É uma equipa com jogadores muito experientes, que vai jogar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, está a crescer muito e é conhecida em todo o mundo. Por isso estou super feliz com esta oportunidade. Estou com muita vontade de trabalhar e ajudar os meus companheiros a conseguir títulos», adiantou.

«Os meus sonhos no Benfica são dois...»

Ora esta altura de mudança, como qualquer mudança, é acompanhada de grandes sonhos. Emerson sabe exactamente onde chegam os dele. «Quero ganhar títulos no Benfica e chegar à selecção brasileira», diz. «Sei que depende de mim e do meu trabalho, sou um cara paciente e sei esperar.»

Emerson sai do campeão francês, mas sai para o Benfica. O que pode ser determinante. «As pessoas no Brasil agora conhecem melhor o Lille, porque foi campeão, e começam a conhecer-me também a mim», refere. «Mas jogar no Benfica vai ajudar-me a chegar à selecção brasileira.»

«Aconteceu com o Ramires, o David Luiz e o Luisão. O Benfica revela muitos bons jogadores. Jogar ao lado de Luisão pode beneficiar-me. Não o conheço pessoalmente, só pela televisão, mas dá para ver que é gente boa. Está há muitos anos no Benfica e vai ajudar a adaptar-me rapidamente.»

«Sou um lateral rápido e virado para a frente»

Ora a adaptação, precisamente, que Emerson jura ser o mais fácil de tudo isto. «Não vai haver problema nenhuma». De resto, lembra, para quem passou pelo que ele passou, chegar a Portugal é praticamente como estar em casa. O lateral foi formado num pequeno clube do Paraná chamado Malutrom.

Um clube empresa, pequeno, e que nos últimos dez anos já mudou duas vezes de nome. Agora chama-se Corinthians Paranaense. «Saí de lá com 19 anos e o meu início em França foi duro. Demorei muito a aprender francês e a adaptar-me ao frio. Mas não desisti. Sou um lutador e consegui.»

Por isso diz que a adaptação vai ser tranquila. Depois segue-se lutar por um lugar no onze e ajudar o Benfica a chegar ao título. «Sou um lateral que joga para a frente», avisa. «Aqui em França pedem-me que defenda muito, no início só queriam que eu marcasse, por isso progredi muito.»

«Mas sou um jogador de ataque, sou um jogador virado para a frente. Sou um atleta rápido, com sobe muito pela esquerda e tenta sempre ganhar a linha de fundo. Estou bem fisicamente, fiz a pré-temporada no Lille, e por isso estou pronto.». Emerson já se vê de encarnado. «Estou ansioso por chegar.»

Veja Emerson a dar quatro nós cegos em... Nasri: