A Seleção Nacional somou o segundo empate em igual número de jogos no Grupo F do Euro 2016.

O cenário da equipa das quinas na luta por um lugar nos oitavos de final deixou de ser favorável mas não é totalmente dramático e até a balança histórica parece pender a favor de Portugal.

Isto porque na única vez que a Seleção começou um Europeu com dois empates consecutivos conseguiu passar à fase seguinte.

Aconteceu em 1984, num Campeonato a Europa também realizado em França. Portugal arrancou com um empate sem golos diante da República Federal Alemã e, depois, voltou a empatar (1-1), com a Espanha. Resultados invertidos, em comparação com 2016 (1-1 no primeiro jogo e 0-0 no segundo), mas com a curiosidade de contra a Espanha (tal como agora com a Islândia) Portugal ter estado na frente do marcador.

Em 1984, a Seleção selou a passagem para as meias-finais (Euro tinha apenas oito equipas) com um triunfo sobre a Roménia por 1-0.

Na luta por um lugar na final, Portugal caiu então no prolongamento aos pés da anfitriã França por 3-2.

Desta vez, Portugal poderá passar com um empate, já que, num Europeu alargado a 24 seleções, passam não só os dois primeiros de cada um dos seis grupos, mas ainda os quatro melhores terceiros.

Um triunfo sobre a Hungria é suficiente para que Portugal sele a passagem aos oitavos de final do Europeu, não sendo, no entanto certo, que o faça em primeiro, já que estará dependente do que a Islândia (que soma o mesmo número de pontos que a equipa das quinas) consiga fazer no jogo com a Áustria.