Jorge Costa partiu, ao final da tarde de hoje, para Londres, na companhia do empresário Amadeu Paixão e com um empréstimo, praticamente definido, ao Charlton, da «Premier League», válido até ao final da época. 

O central, que ontem passou pela SAD portista, mostrando-se incapaz de desmentir a proposta do clube londrino à saída da torre, já não treinou esta manhã nas Antas e não prestou quaisquer declarações à partida para Inglaterra. 

Amadeu Paixão, o empresário que intermedeia o negócio, só ontem autorizado pelo F.C. Porto, depois de pouco mais de uma hora de reunião com o jogador, esclareceu, antes do embarque, que faltam ainda acertar pequenos detalhes do vínculo que ligará Jorge Costa ao Charlton Athletic e garantirá o direito de opção ao clube inglês, depois de expirado o período de empréstimo. Se não o exercer, o jogador, que tem contrato com o F.C. Porto até 2004, regressará às Antas no final da época. 

Se o acordo for passado ao papel até terça-feira, Jorge Costa estará já disponível para vestir a camisola vermelha do Charlton e defrontar o Chelsea, em Stamford Bridge, na quarta-feira, mesmo porque uma extensa lista de lesões reservou ao treinador dos «Addicks» apenas 16 jogadores, para empatar em casa, no «The Valley», frente ao Newcastle. 

Jorge Costa partiu em silêncio, mas Amadeu Paixão assumiria a intenção da transferência, seguro de não estar a fazer uma inconfidência. «Ele vai para Inglaterra com o objectivo de ir ao Mundial», disse o intermediário, revelando, também, que o vínculo que o ainda portista assinará em Londres «não será o contrato da vida dele».