O Chelsea-Sporting vai servir para José Mourinho estrear um jogador na equipa principal: trata-se de Ruben Loftus-Cheek, um médio de 18 anos, que joga na formação B do Chelsea e que é internacional inglês.
 
«Não sei se vai fazer parte da equipa inicial, mas vai jogar», disse Mourinho. «Há cerca de um mês jogou em Lisboa na UEFA Youth League
 
«Por isso podem imaginar a diferença de jogar na Academia do Sporting perante mil espetadores e um mês depois jogar contra o Sporting mas na Liga dos Campeões real, em Stamford Bridge e com 45 mil pessoas nas bancadas.»
 
Mourinho lembrou de resto que o miúdo de 18 anos nunca fez a pré-temporada com o plantel principal, «mas sempre que treinou com a equipa principal deu garantias que tem qualidade e que é muito ambicioso».
 
«Por isso fico muito feliz por poder dar esta oportunidade a um miúdo que sempre trabalhou muito e que é inglês. Espero que ele a agarre e que continue a melhorar.»

 
O treinador do Chelsea garantiu de resto que tem um gosto especial em lançar jovens.
 
«No FC Porto tinha um miúdo que era o Carlos Alberto, que agora não está no melhor momento da carreira, mas que ainda é o mais jovem de sempre a marcar numa meia final da Liga dos Campeões», referiu.
 
«No Inter lancei outro miúdo que também não está no melhor momento da carreira, o Santon, que jogou com 17 anos em Old Trafford. No Real Madrid apostei naquele que era o melhor central do mundo, o Varane, que não entendo como agora não joga...»

 
Tudo isto para dizer que está a passar uma massagem clara para a Academia.
 
«Trabalhem, trabalhem e trabalhem. No dia certo, com a oportunidade certa, a vossa vez acabará por chegar. Se não fosse importante para nós trazer miúdos da academia para a equipa principal, então fechávamos a academia. Poupávamos aquele dinheiro e gastávamo-lo a contratar jogadores...»

Ruben Loftus-Cheek nas nuvens: «É ótimo estar aqui»
 
Ora Ruben Loftus-Cheek, precisamente, foi o jogador do Chelsea presente ao lado de Mourinho na conferência de imprensa. O que serviu para afirmar toda a felicidade.
 
«É ótimo estar num jogo da Liga dos Campeões. Estou neste clube desde que os oito anos, por isso estar aqui, nem que seja apenas para treinar, é ótimo para mim», disse.
 
«O primeiro impacto pode ser um bocadinho assustador. Estar pela primeira vez com a equipa e treinar com tantos craques... Mas temos de ser nós próprios, estar confiantes e não ter medo de fazer as coisas. É assim que seguimos em frente e damos nas vistas.»

LEIA TAMBÉM:

Mourinho: «Gostava que o Sporting passasse... com sete pontos»

John Terry, Hazard e Willian não jogam porque... estão de férias

«O Sporting vai ter de pagar? Não digo isso, mas o espírito é esse»

Mourinho: «Convite a Manuel Fernandes? Claro, foi ele o primeiro»