Benfica e FC Porto venceram os respetivos jogos, continuam separados por três pontos na luta pela liderança e mantêm quente o ambiente em redor do clássico da próxima jornada.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Os encarnados venceram na curta viagem até ao Restelo, por 2-0, numa partida em que Jonas foi, uma vez mais, a figura maior. O brasileiro assinou os dois golos das águias e já só está a um de apanhar Jackson Martínez na tabela dos goleadores.

ESTATÍSTICAS DA LIGA

Ora, o colombiano começou a partida frente à Académica no banco de suplentes e só entrou na reta final do encontro, tendo, ainda, desperdiçado uma ocasião soberana para regressar aos golos.

Assim não foi e os azuis e brancos acabaram por vergar a Académica pela margem mínima, com Julen Lopetegui a apresentar um onze alternativo, naquilo que pode ser interpretado como uma gestão de ativos para a deslocação a Munique a contar para segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Hernâni foi o autor do golo dos dragões.

Se a luta pelo título ainda parece embrulhada, a questão do terceiro lugar já parece mais tranquila. O Sporting recebeu e venceu o Boavista, por 2-1, com Adrien Silva a dar vantagem aos leões logo aos 15 segundos do encontro.

A formação de Marco Silva passou, depois, por um longo período de apagamento, ficou reduzida a dez elementos ainda durante os primeiros 45 minutos e só uma cabeçada de Slimani resgatou os três pontos.

Os leões beneficiaram da derrota do Sporting de Braga no dérbi do Minho frente ao Vitória, para praticamente garantir o último lugar de acesso à Liga dos Campeões. Ricardo Valente, aposta de Rui Vitória para esta temporada, decidiu o encontro disputado no Dom Afonso Henriques, devolvendo algum folgo aos vimaranenses no quinto lugar.

Paços de Ferreira e Rio Ave podiam sair beneficiados desta jornada, aproveitando a derrota do Belenenses diante do Benfica, mas nenhuma das equipas conseguiu sair do zero.

A equipa orientada por Paulo Fonseca empatou sem golos na receção ao tranquilo Moreirense, e termina a ronda a três pontos do sexto lugar, propriedade dos azuis do Restelo.

O Rio Ave repetiu o resultado dos pacenses na visita a Barcelos, num desfecho que não agradou a ninguém. Os vilacondenses perderam terreno na luta por um lugar europeu, enquanto os galos deixaram passar mais uma oportunidade para somar pontos e fugir à zona vermelha. São já cinco pontos que separam os gilistas da salvação…

Aspirações europeias mantêm Marítimo e Nacional que também se anularam nesta jornada. Os verde-rubros ainda marcaram primeiro por Bruno Gallo, na conversão de uma grande penalidade, sendo a igualdade restabelecida por Francisco Soares. O Marítimo jogou mais de 40 minutos reduzido a dez elementos por expulsão de Éber Bessa.

A jornada fica, de resto, marcada pelos triunfos forasteiros de Arouca e Estoril.

Os canarinhos engataram a segunda vitória consecutiva no Bonfim, depois de nove jornadas sem ganhar. Kléber e Sebá responderam ao golo inicial de Suk, numa partida que ficou marcada pelo incidente grave envolvendo o ponta de lança emprestado pelo FC Porto.

o Arouca conquistou três importantes pontos em Penafiel, com golos de Iuri Medeiros e Roberto, e cavou uma confortável distância de seis pontos para a linha de água. Os penafidelenses têm a missão cada vez mais complicada e a seis jornadas do encerramento da competição já têm de recuperar sete pontos para a concorrência. Missão muito difícil para Carlos Brito.