Depois de feita uma primeira análise ao jogo, Jesualdo Ferreira deixou no ar afirmações ambíguas e recheadas de segundos sentidos: «Depois de 90 minutos em que fomos superiores, veio o penalty - não sei se foi o 15º ou o 16º a favor do Sporting - e o golo que retirou justiça ao resultado. Viemos a Alvalade para ganhar e este resultado não foi bom para nós. Também acredito que não vai tirar o título ao Sporting, mas acaba por só beneficiar terceiros. Aliás, nos últimos minutos pareceu-me claro que tinha de haver um golo do Sporting. Repito: o Sporting não foi prejudicado neste jogo, o Benfica foi-o, em função de terceiros», afirmou.

Ao ser-lhe perguntado se estava a referir-se directamente ao F.C. Porto, Jesualdo Ferreira voltou a usar a ironia: «Claro. O Benfica empatou, o F.C. Porto ganhou, logo foi beneficiado. Entendam isto como quiserem, não acusei ninguém. O Benfica foi melhor equipa, mereceu ganhar este jogo e foi prejudicado», acrescentou.

O técnico do Benfica, depois de muita insistência, sempre acedeu a ir um pouco mais além, referindo-se concretamente à equipa de Martins dos Santos: «Não gostei da posição da equipa de arbitragem, em especial do árbitro auxiliar (N.R.: António Perdigão, protagonista da expulsão de Zahovic) que por exemplo num dos últimos ataques do Sporting assinalou um fora-de-jogo, a seguir baixou a bandeirola e fez sinal para prosseguir e depois de o árbitro apitar voltou a subi-la».

Escusando-se a centrar a discussão em redor do lance do penalty, Jesualdo Ferreira ainda deixou contudo uma dúvida no ar: «Toda a gente tem a certeza de que o Armando meteu a mão à bola. Mas alguém reparou, por acaso, se ele foi empurrado antes disso acontecer?».

Terminando a conferência de forma abrupta, depois de algumas perguntas mal dirigidas terem provocado um autêntico diálogo de surdos, Jesualdo Ferreira concluiu: «Vocês conhecem-me, sabem que não sou pessoa para entrar em peixeiradas e considerações extra-desportivas, mas custa-me muito chegar ao fim do campeonato, ver que o Benfica provavelmente perdeu a possibilidade de lutar pelo terceiro lugar e chegar à conclusão que foi imensamente prejudicado ao longo da temporada».

Textos relacionados:

«Ansiedade influenciou o nosso rendimento», admite Bölöni

«Bölöni disse-me que o Benfica foi superior» (Jesualdo Ferreira)

Jardel abatidíssimo: «Vai ser difícil dormir de cabeça inchada»

Armando e o penalty no Sporting-Benfica: «Não somos matraquilhos»

Argel: «O Sporting não viu a cor da bola»

João Manuel Pinto sobre João Pinto: «Só falta uma toalhinha para se mandar para a piscina»

Argel: «o balneário é uma revolta só»

Caneira com lesão muscular

César Prates: «Benfica foi melhor, não há que negar»

Ricardo Quaresma: «Vamos pensar já em Setúbal»

«Gostei de ver o Benfica jogar esta noite», diz Sá Pinto

Benfica: Argel e Zahovic fora do jogo com o Boavista

Benfica matematicamente afastado da Liga dos Campeões

Jardel igualou o seu recorde de golos numa só época

Dias da Cunha fala em «nervos» para explicar empate do Sporting

Manuel Vilarinho: «Não viemos para estragar festa nenhuma»

Ribeiro Telles: «Sporting reagiu tarde»

Santana Lopes: «Mais uma vez a festa teve de ser adiada»

Ex-presidentes do Sporting criticam jogo da equipa frente ao Benfica