A Liga Portuguesa de Futebol Profissional vai defender junto da UEFA que esta não deve aceitar as propostas dos clubes que pretendem criar a Euroliga. 

O organismo que tutela o futebol profissional em Portugal considera que o projecto resulta de «teorias individuais de clubes», segundo palavras de fonte da Direcção ouvida pelo Maisfutebol. 

Benfica e Sporting estão envolvidos na Euroliga, juntamente com clubes de países da Escócia, da Bélgica, da Holanda, da Dinamarca e da Suécia. Basicamente, os interessados na nova competição sustentam que a actual Liga dos Campeões asfixia os clubes de países menos poderosos, aumentando o fosso existente entre estes e os representantes de Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha e França. 

A preocupação fundamental da Liga portuguesa prende-se com a possibilidade de os dois grandes de Lisboa deixarem de competir a nível nacional. 

A decisão de interpelar a UEFA sobre o tema foi tomada numa reunião da Direcção da Liga que teve lugar hoje (quinta-feira) no Porto. 

Boavista, Estrela da Amadora, Rio Ave, Marítimo, Naval, Feirense e Varzim foram os clubes integrantes da Direcção que participaram no encontro. 

A Liga quer ver a questão dos quadros competitivos discutida entre a Comissão de Futebol Profissional da UEFA e a União de Ligas Europeias. Tal como já admitiu o presidente Valentim Loureiro, o organismo que regula o futebol profissional português não vê com maus olhos a hipótese de a Taça UEFA assumir um formato semelhante ao da Liga dos Campeões, mas sempre sem que tal implique a ausência dos clubes dos campeonatos nacionais. 

Curiosamente, o secretário geral da UEFA, Gerhard Aigner, confessou hoje mesmo que o modelo da Liga dos Campeões «precisa de ser reformulado», admitindo que a prova é demasiado longa e corre riscos de saturar o público. 

Os clubes envolvidos no projecto da Euroliga reuniram-se na passada terça-feira com o presidente da UEFA, Lennart Joahsson. Este, embora renitente em relação à ideia, comprometeu-se a apresentar as conclusões da conversa à Comissão Executiva para esta se debruçar sobre o assunto. Recorde-se que já esta semana o AIK de Estocolmo juntou-se ao grupo onde estão incluídos Sporting e Benfica. 

  • Envie a sua opinião sobre a divisão que se está a instalar no futebol português a propósito da Euroliga