Jorge Jesus, treinador do Benfica, depois da vitória sobre o Sp. Braga (1-0), no Estádio da Luz, em jogo da 7ª jornada da liga:

[Já tinha tido um jogo tão exigente esta época?]

«Sim, a exigência dos jogos do Benfica é sempre igual. Fazem-me essa pergunta tendo em conta a classificação, mas a exigência foi de tal ordem que o Benfica fez um excelente jogo contra uma excelente equipa. Vencemos por 1-0, mas podíamos ter vencido por mais. Na minha opinião só o Benfica teve oportunidades. Vou lembrar aquela do Fábio, outra do Saviola e também na primeira parte aquela jogada espectacular com o Saviola na cara do golo. O Felipe fez uma excelente defesa, na minha opinião foi o melhor jogador do Braga. Vencemos por 1-0, mas acredito que podia ter sido por mais golos».

[Três vitórias consecutivas, o Benfica arrancou para a recuperação?]

«A recuperação estamos a fazer há muitas jornadas, em termos de classificação, estamos a recuperar e é aquilo que neste momento temos de ir à procura em todos os jogos. É isso que neste momento temos de fazer, não há outra volta a dar».

[Paulo bento estava na bancada, Carlos Martins justificou a chamada à selecção?]

«O Carlos Martins justificou a aqui a sua convocatória para a selecção. Não só pelo excelente golo, mas toda a produção que fez, quer defensivamente, quer ofensivamente. Hoje é um jogador com dupla função, quando cheguei tinha só uma função. Estou feliz por ele ir à selecção. Dentro dos médios criativos que há em Portugal, não há muito mais com a qualidade de Carlos Martins».

[O Benfica parece mais próximo da temporada passada, mas continuam a faltar golos]

«Sabem que os aspectos emocionais são muito importantes. O que dá confiança a uma equipa? São as vitórias e a também a sua classificação. No momento da decisão os jogadores não estão tão ansiosos, estão mais confiantes. Das quatro oportunidades claras que tivemos, só duas é que tiveram esse pormenor. O Fábio podia ter feito melhor, o Saviola também, na segunda parte, em que chutou de primeira e podia ficado com a bola. São pormenores que têm a ver com o momento actual da classificação da equipa. Para a próxima de certeza que o Saviola fica com a bola e faz golo».

[Saviola o ano passado, por esta altura, já tinha quatro golo, agora só tem um]

«Há dois jogadores que estão melhor em termos físicos do que o ano passado que são o Saviola e o Aimar. Se olharem para os jogos do Benfica, o último passe da maioria dos golos do Benfica são de quem? Hoje foi outra vez ele. Ele é um jogador determinante, marcando ou não marcando, está lá sempre para fazer o passe».

[Prefere terminar esta jornada em segundo ou no terceiro lugar?]

«No segundo, mas que pergunta é essa?»

[É que se ficar em terceiro, quer dizer que o V. Guimarães ganhou ao F.C. Porto¿]

«Sendo assim, prefiro ficar em terceiro. Não tinha reparado nisso. Não olho para o Porto, só olho para o Benfica. Mas se pudermos ficar em terceiro, então antes quero ficar em terceiro, mas só nesta ronda».

[Cumprimentou Domingos no final do jogo?]

«Cumprimentamo-nos. O Domingos esteve aqui e teve uma opinião em relação à sua equipa. Os meus colegas são livres de opinar em relação à forma como viram o jogo. Cada um tem a sua opinião e eu tenho a minha. Isto não quer dizer que haja algum frisson entre duas pessoas. Na minha opinião o Braga está forte como ano passado, tem muitas soluções. Para mim é um dos três candidatos ao titulo».

[Esta paragem na liga é boa ou má para o Benfica?]

«Com esta três vitória consecutivas era melhor não parar. Não há nada melhor do que as vitórias. Mas também é verdade que podemos fazer algum trabalho de fundo com alguns jogadores, como o Gaitán, o Kardec e o Salvio. O que importa aqui é olhar para o global e se calhar em ternos globais esta paragem vai ser importante. O Nico nem vai cá estar, foi convocado e vai para uma viagem difícil para o Japão».