Barcelona e Bayern Munique defrontam-se esta quarta-feira na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões, num jogo marcado essencialmente pelo reencontro de Pep Guardiola com a antiga equipa, mas também pela reedição de vários duelos do passado, como é o caso de Xabi Alonso e Messi, que travaram muitas batalhas nos tempos em que o agora jogador dos bávaros defendia as cores do Real Madrid. O médio, de 33 anos, reconheceu que não vai ser fácil travar o craque do Barcelona. «É um grande jogador», começou por dizer.

Convidado a comparar Lionel Messi com Cristiano Ronaldo, o Xabi Alonso não escondeu a preferência. Os dois são jogadores enormes. Basta verem os golos que têm marcado nesta temporada. O Cristiano foi fundamente no [Real] Madrid durante os meus anos. Para mim ele é o melhor.»

Mas as comparações de Xabi Alonso não se ficaram por aqui. O internacional espanhol respondeu ainda a uma pergunta sobre Guardiola e José Mourinho, ao lado de quem trabalhou na capital espanhola entre 2010 e 2013. «São duas pessoas diferentes. Tive a sorte de treinar com os dois, foi muito enriquecedor. Cada um com o seu estilo, a sua forma de ver o jogo e de comunicar», disse, não revelando, no entanto, a preferência.