Pep Guardiola juntou-se esta segunda-feira à campanha «Justiça para Topo»: uma campanha lançada pela namorada do jornalista argentino falecido no Brasil.
 
O treinador do Bayern Munique surgiu na conferência de lançamento do jogo com o FC Porto com uma t-shirt com a hashtag «Justicia para Topo» e ele próprio explicou do que se tratava.
 
«Topo era um jornalista da Argentina que estava no Brasil no último Mundial», disse Guardiola. «Ele apanhou um táxi, três jovens tiveram um acidente e ele morreu.»
 
De acordo com o que se sabe, o acidente foi provocado por três delinquentes em fuga depois de fazerem um assalto: o carro em que seguiam bateu no táxi de Jorge Topo Lopez. Mas para já é tudo o que sabe.
 
«A família dele quer saber o que realmente aconteceu naquele acidente. Então ofereceram-me esta camisola e hoje de manhã acordei e pensei vou usá-la», disse Guardiola.
 
Jorge Topo Lopes era de resto o correspondente do catalão Sport na Argentina e, por isso, muito amigo de Lionel Messi e Javier Mascherano, nomes fundamentais na divulgação desta campanha. Também o Barcelona e o River Plate se juntaram à luta da família.