Ao 14º jogo, o Rio Ave travou a caminhada vitoriosa do Sporting, que arrisca perder a liderança da Liga: Benfica e Sp. Braga defrontam-se nesta segunda-feira a fechar a jornada 5 e se um deles ganhar isola-se na frente. O Rio Ave ganhou por 3-1 e roubou os primeiros pontos ao leão nesta edição da prova. É além disso uma derrota pesada, que o Sporting reduziu com o golo de Bas Dost perto do fim. É preciso recuar quase seis anos para recordar um jogo de campeonato em que Jorge Jesus tenha perdido por mais que um golo de diferença. Foi o clássico com o FC Porto, a goleada de 5-0 sofrida pelo Benfica, então comandado pelo agora treinador dos leões.

Esse jogo no Dragão foi a 7 de novembro de 2010, uma goleada que entrou para a história da Liga, nessa temporada ganha pelo FC Porto orientado por André Villas-Boas. Seguiu-se o resto dessa temporada, mais quatro épocas inteiras na Luz e uma em Alvalade sem que Jesus perdesse um jogo que não fosse pela margem mínima. Ao todo, desde aquele clássico de 2010 o treinador perdeu 15 jogos no campeonato, em mais de cinco temporadas.

Curiosamente, a última derrota de Jesus pelo Benfica, para o campeonato, foi precisamente na visita ao Rio Ave, por 1-2, a 21 de março de 2015, numa época em que conquistou o bicampeonato.

Se juntarmos outras competições os números são diferentes. Na época passada, já em Alvalade, Jesus sofreu por três vezes três golos com o Sporting nas competições europeias. Primeiro no play-off com o CSKA Moscovo, por 3-1, depois frente ao Skenderbeu, por 3-0, e ainda com o Bayer Leverkusen, por 3-1.

Quanto ao Sporting, a última vez que sofreu uma derrota pesada para a Liga foi na época 2014/15, sob o comando de Marco Silva. Nessa temporada perdeu dois jogos para a Liga, ambos por 3-0, primeiro com o V. Guimarães e depois com o FC Porto, à 23ª jornada.

Os leões vinham numa série de 13 vitórias seguidas para o campeonato que passou de uma época para a outra. Começou a 12 de março de 2016, à 26ª jornada, a seguir à derrota no dérbi com o Benfica. Nessa temporada de 2015/16 o Sporting de Jesus perdeu apenas dois jogos para o campeonato, o dérbi de Alvalade e a visita ao U. Madeira na 14ª ronda, em dezembro, ambos por 1-0.

O jogo de Vila do Conde comprometeu mais bons registos do leão esta época. Rui Patrício tinha sofrido apenas um golo esta temporada na Liga, esta noite sofreu três.

Mas não foi apenas o Sporting a vacilar nesta ronda que, já se sabe, apenas termina nesta segunda-feira com o Benfica-Sp. Braga. A ressaca pós-Europa não é só conversa, tal como o Maisfutebol já tinha escrito, e eis que numa ronda a seguir à Liga dos Campeões também o FC Porto acusou dificuldades. O Dragão ficou a zero na visita ao Tondela, que começa a afirmar-se como uma espécie de malapata do dragão.

Desta vez foi um empate sem golos, o último confronto deu vitória do Tondela no dragão, no jogo que afundou de vez o FC Porto, então de José Peseiro, na temporada passada. A história do Tondela na Liga é curta, mas em três jogos com o FC Porto apenas perdeu um, o primeiro, na primeira volta da época passada, por 1-0. Três confrontos, uma derrota, uma vitória e um empate e apenas um golo sofrido para o Tondela.