Bruno de Carvalho fez esta quinta-feira um balanço da preparação da próxima época do Sporting, começando por rir-se quando se lhe perguntou pela reação que teve quando leu a notícia de que o FC Porto tinha abordado Jorge Jesus.

«Foi esta minha reação», respondeu ainda de sorriso nos lábios.

«Já disse várias vezes que Jorge Jesus é um treinador de eleição. É o cimento desta infraestrutura, do trabalho muito forte que estamos a fazer há três anos. Para além disso, e para além do lado profissional que é muito forte, ele é também sportinguista. Por isso conseguiu conciliar no Sporting essas duas vertentes, profissional e pessoal.»

O presidente leonino diz por isso que Jorge Jesus vai ficar: por um lado porque está em casa e por outro lado porque está apaixonado pela obra que está a realizar.

«Tem estado a fazer um trabalho tremendo, está apaixonado pelo projeto, o nosso relacionamento tem sido bom, que é o que se espera de duas pessoas competitivas, e por isso os sportinguistas estão satisfeitos com direção, treinador e equipa», sublinhou.

«O presidente também está feliz com o desempenho da equipa. O treinador está apaixonado pelo projeto. Por isso tenho de me rir com o interesse do FC Porto. Não é que eu ache que os clubes não querem o Jorge Jesus, quem não quer um treinador como Jesus? Mas ele é treinador do Sporting. Há de certeza n clubes interessados nele, mas o Jorge Jesus está bem no Sporting, o Sporting está bem com Jorge Jesus, por isso...»

Bruno de Carvalho só não garante que Jorge Jesus não vai ser o treinador do Sporting na próxima época porque não pode garantir que ele e o técnico estejam vivos. Mas acredita piamente que é isso mesmo que vai acontecer.

«Você pode garantir que amanhã está vivo? É exatamente igual. Que a vontade dele é essa e que a minha vontade é essa, claro que sim. Mas não sei se mais logo estou vivo...»

Para lá de Jorge Jesus, falou-se também de jogadores. Falou-se por exemplo de Coates: o central está em Alvalade por empréstimo do Sunderland, embora o Sporting tinha direito de opção. Por isso a pergunta que se coloca é: a SAD vai exercer esse direito de opção?

«Sinceramente, essa pergunta é necessária? Claro que sim», respondeu Bruno de Carvalho. «Já viu o jogador que ele é? Claro que sim, claro que é para ficar.»

Por falar em ficar, o presidente do Sporting aproveitou para garantir que a SAD não está obrigada a vender ninguém e que por isso vai manter os principais jogadores no plantel.

«O Sporting fez uma série de renovações e não foi para a fotografia: foi para dar uma imagem interna e externa. Interna de estabilidade, que queremos manter a nossa equipa, e externa no sentido de que vamos continuar a ser uma grande equipa, com processos cada vez mais assimilados», começou por referir.

«O Sporting não vai vender pérolas nenhumas, o Sporting aumentou as receitas e o Sporting vai manter a equipa, fazendo duas ou três contratações cirúrgicas. Estamos aqui para ficar e vamos continuar a competir a sério para sermos campeões nacionais.»