Portugal e Bósnia decidem esta terça-feira, no Estádio da Luz, quem vai ao Campeonato da Europa no Verão do próximo ano. Depois do empate sem golos em Zenica, na sexta-feira passada, a eliminatória já vai a meio e tudo vai ficar decidido em Lisboa. As contas, desta vez, são fáceis de fazer. Quem vencer pode fazer a festa, mas um novo empate com golos favorece a equipa de Safet Susic.

Siga o PORTUGAL-BÓSNIA AO VIVO no Maisfutebol, ou nas aplicações móveis em iPhone, Adroid ou Nokia.

Mudava alguma coisa no onze?

Os bósnios chegaram a Lisboa confiantes. É uma oportunidade histórica para o país dos Balcãs que nunca esteve numa fase final de uma competição internacional e, agora, está a apenas noventa minutos de o conseguir. A confiança dos bósnios assenta, sobretudo, num grupo de jogadores, com Edin Dzeko, avançado do Manchester City, como cabeça de cartaz, que qualificam como o melhor de sempre. Além disso, garantiram o segundo lugar do Grupo D com apenas menos um ponto do que a França. Na última ronda da fase de grupos, a Bósnia empatou em Paris (1-1), um jogo que é dado como exemplo para o jogo de Lisboa.

Para Portugal, mais do que uma oportunidade, a qualificação é uma obrigação. A oportunidade de qualificação directa perdeu-se na Dinamarca (1-2) e, agora, Portugal terá mesmo de vencer para dar sequência às presenças nas fases finais nos europeus, que têm sido uma constante desde 1996.

Paulo Bento: «O meu futuro não me tira o sono»

As duas selecções defrontaram-se, pela primeira vez, há dois anos, curiosamente também num «play-off», dessa vez de qualificação para o Mundial-2010, mas a ordem dos jogos foi inversa. Portugal jogou primeiro no Estádio da Luz e venceu por 1-0, com um golo de Bruno Alves. Mas três bolas nos ferros da baliza de Eduardo, deixaram os portugueses apreensivos para o segundo jogo em Zenica. Na altura, mais do que o relvado, temia-se o ambiente que os bósnios estavam a criar em redor do jogo. No entanto, Portugal voltou a vencer, outra vez por 1-0, desta feita, com um golo de Raul Meireles.

Susic: «Não vamos ter uma oportunidade como esta»

Dois anos depois, sobram apenas sete dos jogadores que defrontaram os bósnios no Estádio da Luz. Eduardo, Bruno Alves, Pepe, Raúl Meireles, Fábio Coentrão, Hugo Almeida e Nani. Deco, Paulo Ferreira, Simão, Tiago e Ricardo Carvalho renunciaram à selecção, enquanto Liedson e Duda não entram na equação de Paulo Bento para este «play-off».

O Estádio de Alvalade chegou a ser equacionado para receber este jogo, mas a aposta volta a recair sobre a Luz, o palco talismã da selecção nacional. Foi no recinto do Benfica que a selecção garantiu as qualificações para o Euro-84, Euro-96, Euro-2000 e Mundial-2002. Em nove jogos no novo Estádio da Luz, a selecção perdeu apenas um, na final do Euro-2004.

Números da competição

Golos marcados: Portugal-Bósnia, 21-17

Remates à baliza: Portugal-Bósnia, 70-54

Remates para fora: Portugal-Bósnia, 74-63

Pontapés de canto: Portugal-Bósnia, 71-69

Faltas cometidas: Portugal-Bósnia, 110-142

Cartões amarelos: Portugal-Bósnia, 9-22

Equipas prováveis

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; João Moutinho, Raul Meireles e Miguel Veloso; Cristiano Ronaldo, Postiga e Nani.

BÓSNIA: Begovic; Lulic, Spahic, Jahic e Papac; Rahimic e Zahirovic; Misimovic, Medunjanin e Pjanic; Dzeko.