A equipa técnica liderada por Nuno Espírito Santo foi anunciada nesta terça-feira e a grande surpresa acabou por ser Rui Barbosa, o novo treinador de guarda-redes do FC Porto. Rui Silva e António Dias continuam com Nuno, enquanto Rui Barros mantém a posição de adjunto da casa.

E quem é Rui Barbosa?

Aos 42 anos, o antigo guarda-redes chega ao FC Porto depois de quatro épocas de trabalho reconhecido no Rio Ave. Aliás, foi nessa altura que trabalhou com Nuno Espírito Santo (entraram no clube na mesma altura, em 2012) e cativou o sucessor de José Peseiro.

Rui Barbosa foi o responsável, por exemplo, pelo crescimento de dois guarda-redes que passaram por Vila do Conde e brilham nesta altura com intensidade: Jan Oblak e Ederson.

Nuno Espírito Santo, aliás, recordou esse facto em abril, quando a dupla provou credenciais na Liga dos Campeões.

Jan Oblak esteve no Rio Ave em 2012/13, por empréstimo do Benfica, antes de regressar ao clube da Luz. Em 2014 foi vendido ao Atlético Madrid. Ederson esteve três épocas no clube de Vila do Conde, vindo do Ribeirão. Chegou em 2012 e foi transferido para o Benfica em 2015, assumindo a titularidade nos últimos meses.