Safet Susic, seleccionador da Bósnia-Herzegovina, considera que o relvado de Zenica também prejudicou o futebol da Bósnia e espera que, esta terça-feira, no Estádio da Luz, a sua equipa possa apresentar melhor futebol e, dessa forma, garantir um «resultado histórico». O seleccionador diz que tem um grupo motivado, ciente que tem qualidade para seguir em frente e, sobretudo, consciente de que o país não vai ter, tão cedo, uma nova oportunidade tão flagrante para participar numa competição como o Euro-2012.

Paulo Bento: «Não tenho dúvidas nenhumas sobre o onze»

«É difícil comparar selecções. Portugal tem um pouco de vantagem, tem melhores jogadores, mais experientes. Queixaram-se do relvado de Zenica, mas o relvado foi mau para nós também. Aqui o relvado é melhor, esperamos mostrar mais e melhor futebol», começou por destacar.

Susic atribui o favoritismo à equipa de Paulo Bento, mas apenas no papel. «No papel é favorito. Portugal está melhor classificado no ranking, estão em 8º e nós estamos em 21º, e joga em casa. Têm mais experiência, eliminaram-nos há dois anos. Mas a França também era favorita no jogo em Paris e não foi um jogo fácil para eles», destacou em relação ao empate (1-1) na última jornada da fase de grupos.

BH Fanáticos a caminho de Portugal: já os conhece?

Além de um relvado diferente, Susic espera também um jogo muito diferente. «Tenho a certeza que vai haver golos amanhã, Não acredito num novo empate sem golos. As duas seleções têm excelentes avançados, espero que este relvado nos proporcione um futebol fantástico, com golos», comentou.

O seleccionador da Bósnia revelou que tem todos os jogadores disponíveis, em termos físicos, mas garante que ainda não tomou decisões quanto ao onze que vai apresentar amanhã. «Não vou revelar a equipa, amanhã vamos ver, pode ser que faça uma ou outra alteração. Ainda não tomei decisões, ainda estou a ponderar qual o onze que vamos apresentar», limitou-se a referir.

Quanto a Portugal, Susic espera «uma equipa ao mais alto nível». «Eles só pensam na vitória, vão jogar com a melhor equipa», referiu, assegurando que vão fazer tudo para que Cristiano Ronaldo não marque. «Vamos tentar ser uma das equipas a quem ele não conseguiu marcar. Assim aconteceu em Zenica, esperamos que amanhã volte a acontecer», acrescentou.

Há dois anos, no «play-off» para o Mundial-2010, Portugal levou a melhor sobre a Bósnia, mas Susic recusa fazer comparações. «Esta equipa é muito mais forte. Os nossos jogadores cresceram muito. A seleçcão portuguesa também está mais forte. Esperamos um grande jogo amanhã», destacou.

Susic espera, acima de tudo, um jogo equilibrado no Estádio da Luz e que o vencedor seja encontrado por pormenores. «Não é previsível, são duas equipas muito idênticas. Nem a Bósnia, nem Portugal vão ter facilidades. São os pormenores que vão decidir. Ambos queremos seguir em frente. Somos um país pequeno e não é vulgar um país tão pequeno ter uma equipa assim de tanta qualidade. Não vamos ter outra oportunidade nos próximos vinte anos, tempos de aproveitar esta», referiu ainda a finalizar.