«O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

DIOGO NOBRE, PEIMARI UNITED (FINLÂNDIA)

«E começou mais uma época na Finlândia! O Peimari United entrou com duas vitórias no campeonato: 10-o e 3-0. O intuito é subir de divisão mais uma vez (à imagem do que aconteceu o ano passado). Recordo que somos um clube novo, que tem como grande objetivo para já subir três divisões em três anos. Estamos a começar muito bem.

O contingente português aumentou para três na equipa técnica, desta vez, com o estagiário da ESDRM André Miranda a integrar o projeto durante um ano, ficando como treinador dos iniciados. Quanto aos jogadores Pedro Cardoso e Adimar Neves renovaram e o médio ofensivo Gonçalo Cruz (ex-Marítimo, Belenenses, Vitória de Setúbal e União de Montemor) veio juntar-se a nós.

Todos juntos para elevar o estatuto do clube mais uma vez. Estamos a surpreender muita gente na Finlândia que nunca pensou ser possível construir um projeto destes numa localidade tão pequena.

A nossa estreia na Taça não poderia ser melhor. Chegámos à III ronda sem treinar futebol de 11, porque além da nossa arena indoor só se encontrar pronta tarde de mais, os nossos rivais dificultaram-nos o aluguer do seu campo (que é aquecido e onde se pode praticar futebol no Inverno).

Vídeo de lançamento da época 2014:

Por isso quando tivemos de defrontar uma equipa semi-profissional da II divisão que treinou o ano todo, sabíamos que seria uma missão impossível, até porque todos os nosso jogadores finlandeses que jogaram são amadores e nascidos em 96/95/97.

Fizemos tudo para conseguir vencer: filmámos um jogo deles às escondidas com uma câmara pequena, viajámos quilómetros para observá-los, passámos horas no youtube a ver todos os filmes deles desde 2012 e montámos uma estratégia que nos permitiu empatar 2-2 no tempo regulamentar.

Infelizmente perdemos no prolongamento, sendo que o terceiro golo deles foi com a mão, mas toda a vila nos deu os parabéns e também os jogadores adversários me vieram perguntar como era possível uma equipa da V divisão jogar assim.

O nosso trabalho está a dar frutos e a ser reconhecido, sendo que no início do mês, eu e o Hugo fomos convidado para ajudar a treinar as seleções regionais jovens, o que mostra que todos no Sul da Finlândia confiam no nosso trabalho e querem aprender sobre treino de jovens, aproveitando para conhecer a metodologia portuguesa.

Como não poderia deixar de ser, deixo mais uma história engraçada, para mostrar que as rivalidades aqui têm um valor diferente: passou-se no escalão de infantis, em que um jogador do nosso grande rival passou o mês a treinar connosco e depois no jogo contra eles, foi jogar pela sua equipa como habitualmente! Cumprimentou toda a gente, tranquilo e na semana a seguir voltou de novo! Ele quer muito vir para o nosso clube, mas o pai é amigo pessoal do treinador rival, o que está a dificultar a transferência.

Sobre esta rivalidade, devo dizer que é incrível como toda a comunidade está «muito satisfeita» porque pela primeira vez está a sentir o que é ser de um clube e usar certa cor de fato de treino ao invés de outra.

Um jornalista local disse-me como é interessante verificar que pela primeira vez em toda a sua vida, as conversas nos cafés e sítios públicos de toda a zona não são sobre o tempo ou outras coisas aborrecidas (o que é muito normal por aqui) mas sim sobre as notícias do Futebol e como o outro clube/adeptos vão reagir!

Penso que mudámos totalmente a mentalidade de uma comunidade e aos poucos estamos também a contribuir para o aumento de praticantes da modalidade em toda a zona, o que nos faz sentir orgulhosos.

Cumprimentos de Peimari,

Diogo Nobre»

Reportagem com Diogo Nobre em Peimari:

Peimari United kurkottaa ylemmäs portugalilaisvoimin from Tutka.pro on Vimeo.