Camacho desvalorizou o facto de só ter vencido por uma vez o Sporting nos embates que teve com os chamados grandes (Sporting, F.C. Porto, Boavista e Lazio) desde que assumiu o cargo de treinador do Benfica. O espanhol ressalvou este sábado, em Conferência de Imprensa, que as águias de hoje são mais fortes do que há um ano: «Anteriormente ao Benfica não dava para se pedir cercas coisas e agora pode-se pedir um pouco mais. Quando eu cheguei aqui eles também queriam ganhar mas tinham saído muitos jogadores. Nem sempre se fazem equipas como querem os adeptos e os jornalistas querem.»

Para José António Camacho «o Benfica está pouco a pouco a chegar ao seu caminho» e avisou os adeptos que é preciso ter calma pois os encarnados estão arredados do título há quase 10 anos: «O Benfica tem de ter sempre muita tranquilidade e com tranquilidade seguramente que vai conseguir o objectivo que é ser uma grande equipa. Eu o que posso fazer é trabalhar, organizar a equipa, preparar o futuro e fazer uma equipa campeã. Se os adeptos querem ser campeões hoje isso está difícil porque há outra equipa à frente que está em vantagem. Para preparar um campeão é preciso haver organização, trabalho, e ter tudo na ordem e é isso que o Benfica está a preparar.»

É com base nesta filosofia que o técnico não encara como sendo de vida ou de morte o derby deste domingo com o Sporting. «Não é decisivo porque ainda não terminou a primeira volta. É importante porque é um derby e dá moral, alegria e mais emoção aos sócios, mas decisivo não. Se ganharmos é um passo importante senão ganharmos temos de continuar a trabalhar», disse.

«Equipas como o Benfica e o Sporting só pensam em ganhar»

Quanto à postura que os leões irão ter no clássico de amanhã, Camacho apenas espera «um Sporting a fazer o seu jogo para tentar ganhar» e avisou que esse será o ponto comum entre os adversários: «O Sporting como qualquer outra equipa, sabe que o Benfica também vai jogar para ganhar e vai ter de tomar as suas precauções e nós as nossas.»

Fernando Santos e Pedro Barbosa assumiram que querem ganhar ao Benfica. Camacho avaliou os discursos dos adversários que são, como referiu, mais do que normais: «Eles são do Sporting e não iam dizer uma coisa contrária. Nós também vamos dizer que temos que ganhar porque equipas como o Benfica e o Sporting só pensam em ganhar mas vamos ver o que acontece no relvado. Também não é fácil para o Benfica mandar 90 minutos, é muito difícil.»

Leia ainda: