A propósito da apresentação do livro «Como Ganhar Usando a Cabeça», que decorrerá a 17 de Abril, dia do Portugal-Brasil, antes do duelo de Alvalade, o Maisfutebol antecipa-se ao evento e promove a pré-publicação do primeiro capítulo obra de Jorge Silvério e Rafi Srebro:

COMO GANHAR USANDO A CABEÇA -- Um guia de treino mental

Autores: Jorge Silvério e Rafi Srebro

Quarteto Editora, Colecção Ciências do Desporto

Capítulo 1 - «Muito antes do apito»

Assim como a preparação mental para um jogo começa muito antes do apito inicial do árbitro, também começamos o livro por explicar como este surgiu (Capítulo I), a quem é dirigido (Capítulo II) e como tirar o melhor proveito do programa de treino mental (Capítulo III).

Decidimos escrever este livro dada a escassez de manuais práticos dirigidos aos intervenientes directos no desporto que mais praticantes movimenta nos nossos países: o Futebol. Não pretendemos pôr em causa a existência de livros mais 'científicos' que sintetizam todas as teorias e investigações, mas que se tornam de difícil compreensão dado o vocabulário técnico, quase hermético, que utilizam. Apesar de a eles recorrermos para a elaboração deste livro e de nos terem sido extremamente úteis tentámos simplificar ao máximo a informação, sem, no entanto, desvirtuarmos os conceitos e técnicas (veja-se, por exemplo, o caso da teoria da atenção de Nideffer da qual apresentamos apenas uma das dimensões por nos parecer que seria o suficiente no contexto em que pretendemos enquadrar o nosso Manual).

Por outro lado, este Manual é baseado nas nossas experiências, observações e intevenções como Psicólogos e Formadores do Desporto e nos contactos com os jogadores, treinadores, dirigentes, árbitros, jornalistas, adeptos e todos os agentes envolvidos no mundo do Futebol. Ao longo dessa prática temos observado como, jogo após jogo, os melhores jogadores e equipas do Mundo são incapazes de atingir todo o seu potencial individual e de equipa. Vemos grandes penalidades falhadas, erros na defesa, golos nos últimos minutos e jogo e perdas de oportunidades de golo flagrantes. Estes exemplos são apenas uma pequena parte da influência dos factores mentais e demonstram amplamente o trabalho que ainda falta realizar nesta componente fundamental do desporto.

DEFINIMOS FACTORES MENTAIS COMO TUDO AQUILO QUE ACONTECE NA MENTE DOS JOGADORES

Quase sempre depois de cada jogo é fácil encontrar citações na imprensa de jogadores, treinadores e comentadores do tipo: «Não estávamos mentalmente preparados», «Os jogadores não estavam mentalmente prontos para o jogo» e muitas outras do mesmo teor.

No entanto, pela nossa experiência com todos o intervenientes neste desporto, concluímos que a maior parte das pessoas nele envolvidas não têm a mínima ideia do que são os elementos mentais do jogo.

O objectivo deste livro é apresentar ao leitor os factores mentais envolvidos no futebol de forma a que possa analisar a sua influência e aprenda a utilizá-los.

No final do livro (Capítulo 24), apresentamos um programa de treino mental semanal. Com o objectivo de obter proveito deste deve começar por ler o livro do princípio ao fim e só então começar a trabalhar com o programa.

Leia ainda: