É a discussão do momento, como se não estivesse em causa dois jogos de futebol, mas uma espécie de jogo de ténis entre dois monstros. Em Solna como em Óbidos o assunto é recorrente na antevisão do duplo embate entre Suécia e Portugal: Ibra vs Ronaldo, quem é o melhor do mundo ou quem vai estar no Mundial?

A carga está colocada nas duas estrelas do futebol mundial e pouco se fala dos outros jogadores. Enquanto Ibrahimovic já veio falar à imprensa, dizendo precisamente que existe vida para além do embate com Cristiano, o português mantém-se em silêncio, deixando a sua defesa para outros, como aconteceu com Pepe. O defesa do Real Madrid falou também de Ibra, comentou a discussão sobre quem é realmente favorito e elogiou a margem de progressão de William Carvalho.

Do outro lado, Andreas Granqvist aceitou falar sobre a tal luta individual entre Ronaldo e Zlatan, para colocar alguma água na fervura. «É muito difícil de avaliar. Na minha opinião, acho que o prémio devia ir para Franck Ribery. Ele ganhou tudo o que havia para ganhar com o Bayern Munique na última época», frisou o jogador.

Os jornalistas não terão gostado de ouvir isto e tentaram perceber até que ponto era possível desafiar o seu capitão fazendo esta escolha. «Bem, vamos ver como é que ele reage no treino (risos). Não, claro que Zlatan é um dos melhores do mundo. Mas quando há alguém que vence o campenato alemão, a Liga dos Campeões e a taça da Alemanha parece-me que é bem claro para quem deve ir o prémio», vincou o defesa, esclarecendo: «Acho que a escolher entre uma coisa e outra ele deve preferir ir ao Mundial».

Regressando a Óbidos, o treino foi marcado pelas queixas de Miguel Veloso, que chegou ao hotel com gelo e a coxear. Mesmo que haja alguma preocupação, é preciso manter a confiança e o que é certo é que os portugueses estão ao lado da Seleção, como comprova o número de bilhetes vendidos. Está, aliás, a ser preparada uma coreografia inédita para as bancadas do estádio da Luz, tentando capitalizar esse entusiasmo. 

Do lado sueco já há equipamento oficial preparado e um dos jogadores, o médio Pontus Wernbloom, posou para a fotografia:



A camisola portuguesa não terá mudanças, mas um site diz já ter recebido imagens sobre o equipamento a ser utilizado no… Mundial. Não nos apressemos, ainda temos um play-off para disputar.