São já seis os pontos que separam Real Madrid e Barcelona mas Pep Guardiola não perde a confiança na equipa tetracampeã de Espanha.

«Recuperar seis pontos para o Real Madrid não é o desafio mais difícil que já tive», assumiu o técnico catalão, nesta segunda-feira, na antevisão da jornada antecipada com o Rayo Vallecano.

Guardiola assegurou que também a equipa não perdeu a fé, mesmo depois de sofrer a primeira derrota na liga espanhola, sábado, frente ao Getafe. «Os jogadores estão bem, como sempre. São gente calma, tanto quando ganham como quando perdem. É a primeira vez que estamos abaixo e sempre pensei que isso aconteceria no segundo ou terceiro ano [está no quarto]. O nível de exigência é muito, o Real há muitos anos que não ganha o campeonato e é normal que pressione mais. A única coisa que podemos fazer é subir de nível. Estamos num bom nível mas não é suficiente», explicou.

Mas a situação actual está longe de representar uma crise, na opinião do treinador. «Não tenho a percepção de que seja o momento mais delicado da equipa desde que aqui cheguei. As expectativas foram todas superadas. Nunca achei que ganharíamos sempre. Já ganhámos três campeonatos e vamos atrás do quarto. Vamos lutar até ao fim, como lutamos desde o primeiro dia que nos juntámos. Não sei se o conseguiremos mas podem ter a certeza que tentaremos», prometeu.

Questionado sobre a eventualidade de estar decepcionado com a equipa, Guardiola reiterou a confiança nos «blaugrana»: «Não tenho vergonha da minha equipa, pelo contrário, estou cada vez mais orgulhoso. No futebol, às vezes, também temos de ficar abaixo.»