Depois da fome, a fartura.

Na sequência de uma ronda de triunfos de aflitos, sai mais uma rodada para os insaciáveis três grandes, que tiveram um fim de semana de festa ao vencerem folgadamente os adversários, juntando-se no topo da tabela.

Com a tarefa aparentemente mais complicada, o Sporting abriu as hostilidades na corrida pela liderança e surpreendentemente arrasou o Vitória em Guimarães, onde não venceu nas últimas três épocas. 5-0, com bis de Bas Dost e de Bruno Fernandes, que fez uma sumptuosa exibição.

Tal como a que fez Jonas, que abriu o marcador e nos últimos minutos de jogo ainda conseguiu chegar ao hat-trick e levar o Benfica a uma bem mais esperada goleada sobre o Belenenses.

Se sábado à tarde o rival orientado por Jorge Jesus ganhou por 5-0 no Minho, na Luz horas depois o Benfica também respondeu com uma mão cheia no dérbi frente à equipa da Cruz de Cristo.

Domingo, foi a vez do FC Porto, seguro, mas um pouco mais indulgente, deixar escapar os Cónegos com «apenas» três golpes de Aboubakar.

Três grandes, três vitórias e nove pontos em três jornadas. Todos na frente, sim. Mas lá no topo há também um intruso vila-condense.

O Rio Ave, que na próxima jornada recebe o Benfica num duelo entre comandantes, abriu a jornada com um triunfo por 2-0 nos Arcos sobre o promovido Portimonense.

Abaixo deste quarteto da frente, segue o Sp. Braga, que depois da derrota no arranque na Luz (3-1), venceu nas duas jornadas seguintes, sendo que nesta foi à Vila das Aves arrancar um triunfo por 2-0, antes de receber o FC Porto na Pedreira, no jogo grande da 4.ª jornada.

Ao lado dos arsenalistas segue o Marítimo, que tal como os bracarenses não escorregou entre compromissos da Liga Europa: os insulares venceram no Funchal por 1-0 o Boavista, única equipa que ainda não pontuou nesta edição da Liga. A este duo de perseguidores (com seis pontos na tabela) junta-se também o Estoril, que aproveitou o sábado para ir buscar três pontos a Tondela (2-3).

Por sua vez, o Chaves arrancou um ponto em Setúbal, enquanto Feirense e Paços de Ferreira fecharam a jornada, com a equipa da casa a vencer o primeiro jogo da época com um golo de penálti nos descontos, num lance que motivou muitas queixas do Paços.