Sporting, FC Porto e Benfica venceram os respetivos jogos no arranque da Liga, o que já não acontecia há mais de vinte anos, deixando claro que podemos estar perante um dos campeonatos mais competitivos de sempre. Uma primeira jornada muito promissora em vários parâmetros, a começar pelos 29 golos (média de 3,2 golos por jogo), mas também pelo número recorde de espectadores numa ronda inaugural. Mais de 150 mil espectadores em nove estádios. Nunca visto.

Três grandes vitoriosos no arranque da Liga só há 21 anos

A jornada começou na sexta-feira em Aveiro, onde o Tondela recebeu o Sporting para a abertura oficial da temporada, logo com uma boa assistência. As promessas da equipa de Jorge Jesus na pré-temporada não foram assim tão lineares, mas os leões acabaram por vencer com justiça, num jogo marcado por vários casos. A começar pelo golo do empate do Tondela, marcado por Luis Alberto, depois de ter ajeitado a bola com o braço e de ter partido de posição irregular. O golo da vitória também chegou revestido de polémica, nos descontos, depois de um lançamento de João Pereira que terá sido feito dentro do campo.


 
Com menos polémica e com maior convicção foi a estreia do FC Porto no sábado no Dragão, com uma vitória inequívoca sobre o V. Guimarães (3-0), com Aboubakar, com dois golos, a fazer esquecer a saída de Jackson. Além do camaronês, Imbula, Alex Sandro e Varela também contribuíram para a estreia tranquila de Julen Lopetegui nesta nova temporada.



Liga teve a jornada com mais espectadores desde que há registo
 
Já no domingo, o Benfica teve de esperar 73 minutos repletos de hesitações e fragilidades, antes de golear o Estoril (4-0) para gáudio dos mais de 50 mil adeptos presentes na Luz. Um resultado que, graças à boa exibição de Júlio César, esconde a boa prestação da equipa de Fabiano Soares e, sobretudo, as dificuldades que a equipa de Rui Vitória revelou até ao primeiro golo. Destaque para as estreias do lateral Nélson Semedo (1 golo) e de Victor Andrade (1 assistência) que acabaram por ser determinantes no triunfo do campeão.


 
Ainda no sábado, o primeiro empate da temporada, com o Belenenses a desperdiçar uma vantagem de dois golos sobre o Rio Ave e a permitir a igualdade (3-3). O mesmo destino para o Vitória de Setúbal, no dia seguinte, em casa, frente ao Boavista (2-2). A equipa do Bonfim chegou a estar a vencer por 2-0, mas permitiu que os «axadrezados», com menos um jogador em campo, voltassem ao Bessa com um ponto.

Estatística: todos os números da Liga
 
Mas um dos grandes destaques da jornada pertence inteiramente ao União da Madeira que, sob o comando de Norton de Matos, registou o seu regresso ao primeiro escalão com uma vitória histórica e inédita sobre o rival Marítimo (2-1).


 
O Arouca de Lito também merece uma nota de destaque, uma vez que, além do Sporting, foi a única equipa a vencer fora de portas, com uma vitória clara em Moreira de Cónegos (2-0).

Mais difícil foi a vitória do Sp. Braga de Paulo Fonseca sobre o Nacional de Manuel Machado (2-1), depois da equipa madeirense ter marcado, por intermédio de Tiquinho, o golo mais rápido desta primeira ronda. A fechar a jornada, o Paços de Ferreira bateu a Académica (1-0), com um golo solitário de Roniel.

Que venha já a segunda jornada...

Confira a equipa da primeira jornada

O momento da jornada

A figura da jornada

A frase da jornada

1ª jornada:

Tondela - Sporting, 1-2 (ficha do jogo)
Crónica
Destaques
Reportagem


Belenenses-Rio Ave, 3-3 (ficha do jogo)
Crónica
Destaques
Reportagem


FC Porto-Vitória Guimarães, 3-0 (ficha do jogo)
Crónica
Destaques
Reportagem


Vitória Setúbal-Boavista, 2-2 (ficha do jogo)
Crónica
Destaques
Reportagem


U. Madeira-Marítimo, 2-1 (ficha do jogo)
Crónica
Destaques
Reportagem


Moreirense-Arouca, 0-2 (ficha do jogo)
Crónica
Destaques
Reportagem

 
Sp. Braga-Nacional, 2-1 (ficha do jogo)
Crónica
Destaques
Reportagem


Benfica-Estoril, 4-0 (ficha do jogo)
Crónica
Destaques
Reportagem


Paços Ferreira-Académica, 1-0 (ficha do jogo)
Crónica
Destaques
Reportagem

TUDO SOBRE A LIGA
Resultados, calendário e classificação
Estatística
Marcadores
Disciplina
Ranking MF