Maisfutebol

Costa Rica

1
Keylor Navas

Keylor Navas

Data Nascimento: 15 dezembro 1986

Posição: Guarda-redes

Clube: Real Madrid (Espanha)

Internacionalizações: 78*

Religioso, foi uma espécie de anjo para a Costa Rica no Mundial2014. Nesse ano assinou pelo Real Madrid e deixou o país eufórico com a transferência. Navas até mudou as rotinas da seleção, que passou a viajar com segurança, por exemplo. Resumindo, é o jogador mais importante dos «Ticos». O pai viu potencial em Keylor e costumava treiná-lo em Perez Zeledon. «Eu também joguei, como médio, e um dia estava a rematar e ele voou para a bola espetacularmente. A partir daí passei a sentar-me atrás da baliza e a dar-lhe instruções, muito nervoso», recordou Freddy Navas.

2
Johnny Acosta

Johnny Acosta

Data Nascimento: 21 julho 1983

Posição: Defesa Central

Clube: Rionegro Águilas (Colômbia)

Internacionalizações/Golos: 67/2*

Em janeiro foi jogar para o principal escalão da Colômbia, com o intuito de jogar mais antes do Mundial. É um dos jogadores em que o selecionador mais confia, e compensa algum défice técnico e tático com a intensidade e força. Aos 34 anos prepara-se para fechar um ciclo na seleção, mas para já continua nos planos, dada a forma como interpreta o estilo do selecionador. «A comida na Colômbia é parecida com a da Costa Rica, mas posso dizer que aqui é mais barata. Gasto metade do que gastava no supermercado», disse recentemente.

3
Giancarlo González

Giancarlo González

Data Nascimento: 8 fevereiro 1988

Posição: Defesa Central

Clube: Bolonha (Itália)

Internacionalizações/Golos: 65/2*

Giancarlo «Pipo» González é o líder da linha defensiva. Quando iniciou a carreira, com a camisola da Liga Alajuelense, era também membro de uma das claques do clube, e quando volta à Costa Rica ainda gosta de ir apoiar a antiga equipa. Jogou na Noruega e nos Estados Unidos, mas está na Serie A desde o último Mundial, primeiro no Palermo e agora no Bolonha.

4
Ian Smith (Instagram)

Ian Smith

Data Nascimento: 6 março 1998

Posição: Lateral Direito

Clube: Norrköping (Suécia)

Internacionalizações/Golos:1/0*

Aprendeu inglês em criança porque os pais já antecipavam a possibilidade de vir a jogar noutro país. Agora que tem 20 anos, as competências linguísticas foram muito úteis na adaptação à vida na Suécia.

5
Celso Borges

Celso Borges

Data Nascimento: 27 maio 1988

Posição: Médio

Clube: Deportivo Corunha (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 107/18*

É o jogador que garante o equilíbrio e que sabe quando é preciso mudar de velocidade, para além de marcar golos. É filho de Alexandre Guimarães, selecionador da Costa Rica nos Mundiais de 2002 e 2006 e jogador em 1990, edição em que «Los Ticos» bateram a Escócia e chegaram aos «oitavos», onde foram eliminados pela Checoslováquia.

6
Oscar Duarte

Óscar Duarte

Data Nascimento: 3 junho 1989

Posição: Defesa Central

Clube: Espanhol (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 34/2*

Nasceu em Catarina, na Nicarágua, mas joga pela Costa Rica, e perante a agitação política na relação entre os dois países tornou-se um símbolo de união. Quando joga, transforma-se quase numa extensão do país. Foi expulso frente à Grécia, no Mundial2014, mas os colegas ultrapassaram os penáltis e garantiram a passagem aos quartos de final.

7
Christian Bolaños

Christian Bolaños

Data Nascimento: 17 maio 1984

Posição: Médio/Extremo Direito

Clube: Deportivo Saprissa

Internacionalizações/Golos: 79/6*

Enfrenta uma corrida contra o tempo para estar em forma no Mundial. Um dos líderes da seleção e titular indiscutível desde 2014, Bolaños fraturou o tornozelo em março. Um jogador com grande visão de jogo, com talento para abrir espaços e a mudar o ritmo do jogo, para além do perigo que cria com remates de longe.

8
Bryan Oviedo

Bryan Oviedo

Data Nascimento: 18 fevereiro 1988

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Sunderland (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 23/2*

Falhou o Mundial2014 por causa de uma fratura da tíbia sofrida ao serviço do Everton, mas agora está empenhado em jogar na Rússia. E apesar de o Sunderland ter sido despromovido à League One, Oviedo ficou satisfeito com o seu rendimento: «Fiz muitos jogos, e isso fez-me sentir muito bem. Estou no melhor momento da minha carreira, e isso dá-me confiança para a seleção. É verdade que descer dois anos seguidos é muito difícil de assimilar, mas em termos pessoais sinto que estive bem, fiz uma boa época. Este ano foi mais difícil porque não quiseram contratar jogadores para nos ajudar. A maior parte veio por empréstimo, e isso dificultou a tarefa. Eram jovens, e o Championship está repleto de jogadores experientes.»

9
Daniel Colindres

Daniel Colindres

Data Nascimento: 10 janeiro 1985

Posição: Extremo Esquerdo

Clube: Saprissa

Internacionalizações/Golos: 24/0*

Aos 33 anos volta a atravessar um ciclo positivo na seleção, com participação nos últimos jogos de apuramento e também nos jogos de preparação da Primavera, com Escócia e Tunísia. Joga no Saprissa, o clube com mais sucesso da Costa Rica, mas até aos 22 anos jogou futsal, modalidade pela qual também foi internacional.

10
Bryan Ruiz

Bryan Ruiz

Data Nascimento: 18 agosto 1985

Posição: Médio Ofensivo

Clube: Sporting (Portugal)

Internacionalizações: 107/23*

Afastado do plantel do Sporting no início da época, acabou por ser reintegrado em novembro. É a inspiração da Costa Rica, com uma qualidade técnica que faz dele o jogador mais importante para pensar os ataques. Garante que era «bastante bom» a Matemática, na escola, mas preferia jogar à bola, mesmo que fosse com latas ou garrafas. «Mas foi importante ter conciliado a escola e o futebol. Foi com orgulho que terminou os estudos antes de ir jogar para a Bélgica», diz.

11
Johan Venegas

Johan Venegas

Data Nascimento: 27 novembro 1988

Posição: Extremo Direito

Clube: Deportivo Saprissa

Internacionalizações/Golos: 44/9*

Agitou o último mercado de transferências na Costa Rica. Após ter deixado o Minnesota United, clube que acusou de não ter respeitado todos os termos do contrato, Johan regressou à antiga equipa, a Liga Alajuelense. Só que após alguns dias o talentoso avançado abandonou os treinos desta equipa e algumas horas depois apareceu na televisão a assinar pelo rival Deportivo Saprissa, por empréstimo. No primeiro «clásico» marcou e celebrou.

12
Joel Campbell

Joel Campbell

Data Nascimento: 26 junho 1992

Posição: Extremo/Avançado

Clube: Betis (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 74/14*

É jogador do Arsenal desde 2011 mas tem apenas 23 jogos pelos «gunners», e metade dos quais como suplente. Depois da passagem pelo Sporting esteve agora no Betis, o sexto clube ao qual foi emprestado. Um problema no menisco motivou uma paragem de cinco meses, o que levantou dúvidas quando à disponibilidade para o Mundial. «Estou preocupado, mas sei o meu valor e aquilo que posso dar», afirmou.

13
Rodney Wallace

Rodney Wallace

Data Nascimento: 17 junho 1988

Posição: Extremo Esquerdo

Clube: New York City FC (EUA)

Internacionalizações/Golos: 30/4*

O Campeonato do Mundo faz parte da história da família Wallace: Harold, primo de Rodney, participou nos torneios de 2002 e 2006. Rodney nunca jogou na Costa Rica, uma vez que a família mudou-se para os Estados Unidos quando ele era criança. Só saiu da MLS para passagens curtas por Portugal (Arouca) e Brasil (Sport Recife). Muito perigoso a partir da ala esquerda, está sempre à procura de explorar as costas da defesa.

14
Randall Azofeifa

Wilmer Azofeifa

Data Nascimento: 4 junho 1994

Posição: Médio Defensivo

Clube: CS Herediano

Internacionalizações/Golos: 1/0*

É considerado o novo Celso Borges. Forte no passe longo e na visão de jogo, mas é olhado mais como uma promessa para 2022.

15
Francisco Calvo

Francisco Calvo

Data Nascimento: 8 julho 1992

Posição: Defesa Central

Clube: Minnesota United (EUA)

Internacionalizações/Golos: 35/3*

Defesa impetuoso, não é de ficar calado, e a prova disso é que recentemente pediu à MLS que tivesse mais respeito pela equipa que representa. Após jogar no país natal e na Dinamarca, Calvo encontrou o seu «nicho» em Minnesota, onde é capitão. Versátil, pode jogar tanto no centro da defesa como no lado esquerdo, o que é útil à forma de jogar da seleção. Para além da sua valia enquanto defesa, Calvo pode também revelar-se letal na área contrária em lances de bola parada. Deve ser titular durante muitos.

16
Cristian Gamboa

Cristian Gamboa

Data Nascimento: 24 outubro 1989

Posição: Lateral Direito

Clube: Celtic (Escócia)

Internacionalizações/Golos: 62/3*

Contratado pelo Celtic em 2016, fez apenas três jogos esta época (190 minutos), um dos quais a derrota por 3-0 frente ao Bayern de Munique, para a Liga dos Campeões. «Isso não é um problema para mim», disse o selecionador da Costa Rica, Óscar Ramírez, a propósito da escassa utilização do lateral. Cristian gosta de estar na Escócia, em todo o caso, e até vê um dos filhos a jogar por outra seleção: «O Julian nasceu aqui em Glasgow, por isso é um escocês-costarriquenho. Onde quer que vá, vou ter sempre a Escócia no meu coração. E o Felipe tem cinco anos, por isso os dois miúdos cresceram aqui. Talvez o Julian, que vai fazer dois anos, possa um dia jogar pela Escócia. Seria bom.»

17
Yeltsin Tejeda

Yeltsin Tejeda

Data Nascimento: 17 março 1992

Posição: Médio Defensivo

Clube: Lausanne (Suíça)

Internacionalizações/Golos: 45/0

É o cadeado da Costa Rica, incansável a lutar pelo clube ou pela seleção. É conhecido como «El Pulseador» (praticante de braço de ferro), o que se compreende, tendo em conta os níveis de determinação e força.

18
Patrick Pemberton

Patrick Pemberton

Data Nascimento: 24 maio 1982

Posição: Guarda-redes

Clube: LD Alajuelense

Internacionalizações: 39*

Suplente de Navas nos últimos anos, prepara-se para disputar o segundo Mundial, embora seja pouco provável que venha a sair do banco. Ainda assim a sua presença é fundamental, mesmo como suplente, pela liderança e experiência. Se algo acontecer a Navas a Costa Rica tem aqui um par de mãos seguro.

19
Kendall Waston

Kendall Waston

Data Nascimento: 1 janeiro 1988

Posição: Defesa Central

Clube: Vancouver Whitecaps (Canadá)

Internacionalizações/Golos: 23/2*

Ficou devastado por falhar o Mundial2014, e desde então aplicou-se para garantir que ia à Rússia. Revelou-se muito importante no apuramento e marcou o golo às Honduras que garantiu o bilhete. Pode ser uma das maiores revelações do torneio. Em Vancouver há quatro anos, Kendall é capitão dos Whitecaps e renovou contrato por mais um ano, com opção até 2020. «Não podia estar mais feliz. Posso dizer que tenho falado com a minha esposa e pensamos ficar a viver em Vancouver no futuro. Adoramos esta cidade», afirmou. Expulso três vezes em 2016, terá de controlar o temperamento no Mundial, mas o defesa, que na brincadeira gosta de dar uma estalada na cara dos colegas que marcam golos, parece ter aprendido a lição, já que no ano passado não viu qualquer cartão vermelho. «Tentei jogar de forma mais inteligente. Sabem que gosto de jogar de forma agressiva, e serei sempre assim, mas procuro não tomar decisões estúpidas. Tento evitar situações que me comprometam, assim como aos meus colegas», explicou.

20
David Guzmán

David Guzmán

Data Nascimento: 18 fevereiro 1990

Posição: Médio Defensivo

Clube: Portland Timbers (EUA)

Internacionalizações/Golos: 26/0*

Em 2009 esteve à experiência no Le Havre ao mesmo tempo que um rapaz de 16 anos chamado Paul Pogba. O francês ficou, Guzmán voltou para casa, para o Deportivo Saprissa. «O que posso dizer dessa altura é que aprendi muito», recorda.

21
Marco Ureña

Marco Ureña

Data Nascimento: 5 março 1990

Posição: Avançado

Clube: Los Angeles FC (EUA)

Internacionalizações/Golos: 60/15*

Um avançado que se assume também como primeira linha defensiva da equipa, com a sua velocidade e energia, a lutar por todas as bolas. A sua tarefa principal é pressionar a linha defensiva contrária e permanecer atento aos contra-ataques. Depois de ter passado pela Rússia e Dinamarca está agora no seu segundo clube nos Estados Unidos. Marcou ao Uruguai no último Mundial, prova em que «Los Ticos» chegaram aos quartos de final.

22
Kenner Gutiérrez (Facebook LDA)

Kenner Gutiérrez

Data Nascimento: 6 junho 1989

Posição: Defesa Central

Clube: LD Alajuelense

Internacionalizações: 9/0*

Chamado para substituir o lesionado Ronald Matarrita, Gutiérrez é uma opção versátil, pois tanto pode jogar a central como médio defensivo. Conhecido pela energia que coloca em campo, é um jogador que pode ajudar a equipa a construir os ataques. Uma grande opção à disposição no banco.

23
Leonel Moreira

Leonel Moreira

Data Nascimento: 2 abril 1990

Posição: Guarda-redes

Clube: CS Herediano

Internacionalizações: 8*

Apesar da concorrência de Danny Carvajal, manteve o estatuto de terceiro guarda-redes. Alguns comentadores defendem mesmo que não merecia a convocatória, de forma a ceder o lugar a um talento emergente. Em todo o caso as suas qualidades de liderança são inegáveis, e o peso da experiência prevaleceu

* Dados a 14 de maio

Textos originais de Esteban Valverde e Marco Marín (La Nación)

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47