Maisfutebol

Senegal

1
Abdoulaye Diallo

Abdoulaye Diallo

Data Nascimento: 20 março 1992

Posição: Guarda-redes

Clube: Rennes (França)

Internacionalizações: 16*

O número 1 incontestado do Senegal durante o CAN 2017, apesar de ser suplente no seu clube, Diallo perdeu depois espaço na seleção, antes de voltar a ser chamado em março.

2
Saliou Ciss

Saliou Ciss

Data Nascimento: 15 setembro 1989

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Valenciennes (França)

Internacionalizações/Golos: 18/0*

Depois de se formar na academia do Diambars no Senegal, Ciss assinou por cinco anos com o Tromso, estreando-se na Liga norueguesa em maio de 2010. Em 2013 mudou-se para a Ligue 1 para jogar no Valenciennes por 500 mil euros e depois rumou ao Angers como jogador livre no ano passado, antes de regressar ao Valenciennes por empréstimo poucos meses depois, ao não ter conseguido afirmar-se no novo clube. De certo modo uma surpresa, dada a sua forma. Teve um momento viral em 2015, depois de perder a cabeça e descarregar nos próprios companheiros de equipa quando viu um cartão vermelho.

3
Kalidou Koulibaly

Kalidou Koulibaly

Data Nascimento: 20 junho 1991

Posição: Defesa Central

Clube: Nápoles (Itália)

Internacionalizações/Golos: 24/0*

Um dos defesas mais valorizados do futebol europeu, Koulibaly pode jogar em qualquer posição na defesa mas é mais comum comandá-la a partir do centro, onde a sua solidez lhe valeu a alcunha «O Muro». Nasceu em França e fez várias aparições pela seleção gaulesa de sub-20, mas optou pelo Senegal em 2015, o que foi uma surpresa para Didier Deschamps, que disse em 2016 que estava a pensar chamá-lo para a seleção principal francesa. «Escolhi o Senegal com o coração e não me arrependo», diz Koulibaly.

4
Kara Mbodji

Kara Mbodji

Data nascimento: 11 novembro 1989

Posição: Defesa Central

Clube: Anderlecht (Bélgica)

Internacionalizações/Golos: 51/5*

O sub-capitão do Senegal é tão valorizado pelos seus companheiros de equipa que Sadio Mané ofereceu-se para lhe pagar a operação quando se lesionou no joelho em dezembro. «Disse-lhe que estava tudo bem e depois da minha operação ele ligava-me regularmente para me dar moral», disse o imponente central, que ficou menos feliz com aquilo que sentiu como falta de apoio dos media senegaleses, em especial uma história a dizer que o seu treinador no Anderlecht estava aborrecido com o tempo que ele estava a demorar para recuperar. «O meu treinador nunca disse isso», escreveu Mbodj no Twitter: «Todas estas notícias são falsas e sem fundamento... Sei o que querem mas nem vocês nem as pessoas para quem trabalham conseguem prejudicar a minha reputação.»

5
Idrissa Gueye

Idrissa Gana Gueye

Data Nascimento: 26 setembro 1989

Posição: Médio

Clube: Everton (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 59/1*

Quando ele joga bem, o Senegal tende a jogar bem. É o marcador do ritmo do meio-campo do seu país desde 2015, ganhando posse com entradas e interceções constantes antes de despachar de forma inteligente para os avançados. Ele próprio marcou apenas um golo em mais de 50 internacionalizações.

6
Salif Sane

Salif Sané

Data Nascimento: 25 agosto 1990

Posição: Defesa Central/Médio Defensivo

Clube : Hannover (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 20/0*

Depois de cinco anos no Hannover o médio de 1.93m deixou o contrato expirar neste verão para poder rumar ao Schalke, que foi atraído pelas suas fortes qualidades como âncora no meio-campo, bem como pela versatilidade que lhe permite jogar com bons resultados no lado direito ou no centro da defesa. Nascido em França, sempre deixou claro que queria seguir as pegadas do irmão mais velho, Lamine, e representar o Senegal. Lamine, que também foi capitão da seleção, jogou ao lado de Salif no Bordéus, no início das suas carreiras.

7
Moussa Sow

Moussa Sow

Data Nascimento: 19 janeiro 1986

Posição: Avançado

Clube: Bursaspor (Turquia)

Internacionalizações/Golos: 50/18*

Antigo internacional jovem francês, o jogador de 32 anos é agora um dos mais veteranos membros da equipa do Senegal. Nunca cumpriu por completo o potencial que mostrou quando foi melhor marcador da Ligue 1 em 2011 e passou os últimos anos a jogar nos Emirados Árabes Unidos antes de procurar uma saída por empréstimo para a Turquia, numa tentativa de convencer Aliou Cissé de que ainda consegue estar à altura ao mais alto nível.

8
Cheikhou Kouyate

Cheikhou Kouyaté

Data Nascimento: 21 dezembro 1989

Posição: Médio Defensivo

Clube: West Ham (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 47/2*

Apesar de ser o capitão da seleção, o médio do West Ham é alvo de críticas frequentes dos adeptos, alguns dos quais alegam que já não é tão dinâmico como era. Mas Aliou Cissé sempre encontrou lugar para ele, habitualmente no meio-campo mas também como defesa-central quando Mbodj não está disponível.

9
Mame Diouf

Mame Biram Diouf

Data Nascimento: 16 dezembro 1987

Posição: Avançado

Clube: Stoke City (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 46/10*

Recorrentemente dado como acabado ao longo da carreira, o avançado encontrou sempre forma de reagir, tanto no clube como na seleção. Foi ridicularizado no seu país depois de uma campanha no CAN 2017 em que nunca pareceu próximo de marcar, mas recuperou confiança com algumas exibições acertadas na qualificação para o Mundial. Terá de provar a sua determinação de novo na Rússia, depois de ser despromovido com o Stoke no final de uma época em que foi responsável por várias oportunidades falhadas. A sua atitude, pelo menos, valeu-lhe o respeito dos adeptos do Stoke, que continuam gratos pelos meses que passou a desempenhar bem um pouco familiar papel de ala direito com Mark Hughes.

10
Sadio Mane

Sadio Mané

Data Nascimento: 10 abril 1992

Posição: Médio Ofensivo/Extremo esquerdo

Clube: Liverpool (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 51/14*

A estrela da equipa por causa das suas exibições mas também uma inspiração fora de campo por causa da forma como usa a sua riqueza para proporcionar oportunidades a outros. No início deste ano deu cerca de 200 mil libras para financiar a construção de um liceu na sua aldeia natal de Bambaly, que fica numa região remota e desfavorecida no sul do Senegal. Filho de um imã, deixou Bambaly em adolescente para rumar à academia Generation Foot em Dakar, antes de rumar ao Metz em 2012.

11
Cheikh Ndoye

Cheikh Ndoye

Data Nascimento: 29 março 1986

Posição: Médio Defensivo

Clube: Birmingham City (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 24/3*

Presença discreta na equipa apesar da sua aparência imponente, Ndoye é fiável e sólido, mas raramente joga a titular. Depois de uma carreira passada em grande parte nas ligas secundárias francesas, ajudou o Angers a subir à primeira divisão antes de rumar ao Birmingham como jogador livre no ano passado. Sem grande alarido, tornou-se um jogador que conta para a seleção, apesar de ser rarament titular. Teria sido uma grande deceção para o natural de Rufisque, de 32 anos, falhar o Mundial 2018, que pode ser a última grande competição que disputa com os «Leões».

12
Youssouf Sabaly

Youssouf Sabaly

Data Nascimento: 5 março 1993

Posição: Lateral Direito

Clube: Bordéus (França)

Internacionalizações/Golos: 3/0*

Muito bom nos cruzamentos. Depois de ter jogado ao lado de figuras como Paul Pogba e Samuel Umtiti no triunfo da França no Mundial sub-20 em 2013, Sabaly optou pelo Senegal e será um dos primeiros nomes na ficha de jogo de Cissé. Jogará mais provavelmente na direita, onde os seus cruzamentos soberbos são uma arma poderosa para o Senegal, mas a sua versatilidade já levou a que fosse ocasionalmente utilizado na esquerda.

13
Alfred Ndiaye

Alfred Ndiaye

Data Nascimento: 06 março 1990

Posição : Médio Defensivo

Clube : Wolverhampton (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 19/0*

Antigo capitão da França sub-19, Ndiaye afirmou-se no Nancy antes de se mudar para a Turquia e depois para o Sunderland, onde passou apenas seis meses. «Correu muito bem até à chegada do novo treinador, Paolo Di Canio», explicou mais tarde: «Não discutimos, mas não correu bem. Conhecendo-me e vendo a personalidade dele, foi melhor sair.» Agora no Wolves acaba de conseguir a promoção à Premier League, mas no Mundial terá de se contentar provavelmente com um lugar no banco.

14
Moussa Konate

Moussa Konaté

Data Nascimento: 3 abril 1993

Posição: Avançado

Clube: Amiens (França)

Internacionalizações/Golos: 27/9*

Chega à Rússia em alta, tendo marcado os dois golos no jogo em que o Amiens recuperou duas vezes frente ao campeão PSG para empatar 2-2 e garantir a permanência na Ligue 1. A sua carreira só descolou quando chegou ao Sion, na Suíça, em agosto de 2014, onde provou que por ser uma incansável ameaça na área – embora o seu jogo ainda esteja em desenvolvimento. Aliou Cissé é um grande apereciador do que ele pode dar à equipa.

15
Diafra Sakho

Diafra Sakho

Data Nascimento : 24 dezembro 1989

Posição: Avançado

Clube: Rennes (França)

Internacionalizações/Golos: 10/3*

Outro aluno da academia Generation Foot, o avançado nunca conseguiu segurar um lugar de titular pela seleção mesmo quando estava no auge da carreira, nos primeiros tempos no West Ham. Isso deveu-se em parte a lesões, mas também a inconsistência. Mudou-se para o Rennes em janeiro, três meses depois de uma caricata transferência abortada para o mesmo clube, mas ainda não encontrou o caminho para marcar golos regularmente. Marcou dois golos que garantiram vitórias na qualificação do Senegal, mas ainda está longe de ter a titularidade no Mundial garantida.

16
Khadim Ndiaye

Khadim Ndiaye

Data Nascimento: 30 novembro 1984

Posição: Guarda-redes

Clube: Horoya AC (Guiné)

Internacionalizações: 25*

Embora esteja na seleção desde 2009 e tenha sido o número 1 nas decisivas vitórias frente a Cabo Verde e África do Sul na qualificação para o Mundial, Ndiaye não convenceu todos os seus compatriotas da sua fiabilidade. Isso deve-se em parte ao facto de jogar na Guiné, que não tem uma das melhores ligas africanas, e em parte à sua reputação de correr riscos desnecessários, que remonta a uma tentativa de drible de deixar os cabelos em pé a Samuel Eto’o durante a qualificação para o CAN 2012. E no entanto ele raramente cometeu erros decisivos e tem a confiança de Aliou Cissé, que deve mantê-lo como primeira escolha para o Mundial.

17
Pape Ndiaye

Pape Alioune ‘Badou’ Ndiaye

Data Nascimento: 27 outubro 1990

Posição: Médio

Clube: Stoke City (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 17/1*

Estudou direito e gestão antes de se tornar profissional de futebol com o Diambars, na capital do seu país. Daí passou para o clube norueguês Bodo Glimt, onde as suas impulsivas arrancadas a partir do meio-campo o tornaram um jogador de culto e pretexto para um cântico dos adeptos: «What you gonna do, Badou, Badou». Mudou-se para o Galatasaray antes de o seu passe ser comprado pelo Stoke, em janeiro. Impressionou nos «Potters», apesar da despromoção do clube. Titular habitual do Senegal até ao CAN 2017, pode ter de contentar-se com um papel de suplente na Rússia.

18
Ismaila Sarr

Ismaila Sarr

Data Nascimento: 25 fevereiro 1998

Posição: Extremo Esquerdo

Clube: Rennes (França)

Internacionalizações/Golos: 14/2*

O jogador mais jovem no CAN 2017, estreou-se no ano anterior a substituir Sadio Mané, com quem tem sido comparado. Os dois formaram-se na mesma academia no Senegal e partilham qualidades similares, com a velocidade e talento de Sarr a despertar já o interesse de clubes de maior dimensão que o Rennes.

19
Mbaye Niang

Mbaye Niang

Data Nascimento: 19 dezembro 1994

Posição: Avançado

Clube: Torino (Itália)

Internacionalizações/Golos: 5/0*

Cedo apontado como um prodígio, Niang era visto como futura estrela em França, onde nasceu, e rejeitou um convite do Senegal, dizendo que o seu sonho era jogar pelos «Bleus». Mas indisciplina e o falhanço em cumprir o seu potencial levaram a que a sua carreia estagnasse e causou pouco impacto numa passagem por empréstimo pelo Watford em 2016/17. O Senegal voltou a chamá-lo no ano passado e ele decidiu responder sim desta vez, embora a sua convocação tenha sido criticada por alguns meios de comunicação senegaleses, que duvidaram da solidez do seu compromisso. Aliou Cissé procurou colocar um ponto final na conversa dizendo: «Mbaye Niang chama-se Mbaye Niang, não Dupont. É senegalês.»

20
Keita Balde

Keita Baldé

Data Nascimento: 08 março 1995

Posição: Extremo/Avançado

Clube: Mónaco (França)

Internacionalizações/Golos: 17/3*

Nascido em Espanha, esteve na formação do Barcelona até ser emprestado, aos 15 anos, a seguir a uma partida em que pôs um cubo de gelo na cama de um companheiro de equipa. O Barcelona quis tê-lo de volta depois, mas ele recusou e em vez disso iniciou a carreira sénior com a Lazio, antes de rumar ao Mónaco numa transferência de 30 milhões de euros no ano passado. Rápido e habilidoso, com faro para o golo, podia fazer a diferença para o Senegal, mas tem sido frustrantemente inconsistente. A sua reação à substituição durante a vitória por 2-0 sobre Cabo Verde na qualificação levou a que ficasse de fora das escolhas para dois jogos. Se estiver em forma no Mundial, ele e Sadio Mané podem causar muitos estragos nas alas.

21
Lamine Gassama

Lamine Gassama

Data Nascimento: 20 outubro 1989

Posição: Lateral Direito

Clube: Adanaspor (Turquia)

Internacionalizações/Golos: 35/0*

Entra e sai das escolhas do Senegal desde 2011, sem ter sido nunca primeira escolha, mesmo quando jogava na Liga dos Campeões pelo Lyon. Mediano tecnicamente e raramente perigoso no ataque, o antigo internacional francês sub-21 deve ser suplente na Rússia.

22
Moussa Wague

Moussa Wagué

Data Nascimento: 4 outubro 1998

Posição: Lateral Direito

Clube: Eupen (Bélgica)

Internacionalizações/Golos: 9/0*

Depois de fazer parte da seleção do Senegal que terminou em quarto no Mundial sub-20 em 2015, Wagué estreou-se pela equipa principal num particular com a Nigéria em março de 2017 e deu um contributo notável para a campanha de qualificação, quando apareceu na frente para lançar Kara Mbodji para o golo perto do final que garantiu a vitória sobre a África do Sul.

23
Alfred Gomis

Alfred Gomis

Data Nascimento: 5 setembro 1993

Posição: Guarda-redes

Clube: SPAL (Itália)

Internacionalizações: 1*

É um de três irmãos – os outros chamam-se Lys e Maurice – que são guarda-redes profissionais em Itália, o país onde foram criados. Alfred jogou pela seleção sub-21 de Itália antes de escolher o Senegal, que Maurice representou no CAN 2015. Estreou-se na vitória de novembro sobre a África do Sul (2-1) e vai para o Mundial depois de uma época a lutar pela permanência na Serie A com a SPAL, emprestado pelo Torino, o clube a que está ligado desde a infância.

* dados a 14 de maio

Textos originais de Salif Diallo (APS)

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47